Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Transformando o lixo em luxo

Escola de Educação Infantil Bom Pastor realiza atividade buscando integrar a transformação das sucatas para com o aprendizado ecológico dos alunos

Com o projeto criando, recriando, brincando com sucata e transformando o lixo em luxo, que os alunos realizaram a atividade ecológica na Escola de Educação Infantil Bom Pastor. De acordo com as diretoras da escola Daiane Henrich e Cíntia da Silveira, nessa fase da infância é importante propiciar as crianças oportunidades de aprender sobre a preservação do meio ambiente, produção do lixo e reaproveitamento de materiais. “Para isso ensinamos a separar de maneira adequada o lixo produzido, buscando passar o conhecimento de como é possível reaproveitar os materiais para fazer jogos e brinquedos com a sucata”, afirma.

A atividade tem o objetivo de fazer com que as crianças aprendam a maneira adequada de separar o lixo e algumas formas de reaproveitar os materiais, aprendendo a preservar o planeta, transformando lixo em luxo.

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Diovana Rodrigues, participaram do projeto crianças do berçário, maternal 1e 2, nível 1,2,3, com a orientação das professoras: Tanisa, Cláudia, Gliciane, Natália, Bianca, Viviane, Márcia e Tatiane.Os níveis 1 (3 anos), nível 2 (4 anos) ,nível 3 ( 5 anos) utilizam o jornal em seus momentos de leitura e como material de pesquisa para recortar letras, palavras, figuras . “Como estávamos trabalhando o projeto meio ambiente e queríamos algo diferente, resolvemos então confeccionar móveis de uma casa imaginária utilizando além do jornal que eles já utilizam em sala de aula também outros materiais alternativos como garrafas pet, papelão, entre outros. As demais turmas berçário e maternais confeccionaram assim os utensílios, eletro eletrônicos e objetos de decoração da casa como televisão, rádio, quadros, porta retratos, entres outros”, explica Diovana
.




Escola Estrela Guia
Alunos fazem o mascote junino
Um mês especial com muitas atividades em comemoração aos festejos caipiras
Durante junho e o próximo mês acontecem às tradicionais festas juninas. Várias entidades e instituições promovem as famosas festas caipiras. Em comemoração aos festejos caipiras que a turma da pré-escola e alguns alunos do jardim II da Escola Estrela Guia estiveram confeccionando materiais que servirão de decoração para a sala de aula e as festas na escola. Juntamente com a Professora Márcia Didomênico, as crianças criaram um mascote um pouco diferente para os festejos, como a Tartaruga Junina feita de jornal e decorada com papel colorido, o chapéu todo de papel jornal foi pintado com tinta. Uma forma prática e fácil de dar uma segunda importância ao jornal.


Projeto DM na Sala de Aula
O que é

O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã, realizado nas cidades de Passo Fundo e Erechim, onde se trabalha com professores de escolas públicas e particulares, dando sugestões para a utilização do jornal como instrumento didático-pedagógico.

Quando
Todas as quintas-feiras, no jornal Diário da Manhã.

Próximos encontros
3º encontro – 05 de julho de 2013 – Oficina prática com jornal;
4º encontro – 06 de setembro de 2013 – Encerramento Jornalista por um dia;
5º encontro – 01 de novembro de 2013 – Encerramento e confraternização com mostra de projetos, num clima de confraternização.
Todos os encontros ocorrem, às 14 horas, no auditório da CDL.

Coordenadora
Cristina Castejon Branco, psicopedagoga.

Jornalistas
Liliana Crivello, Sara Comin, Jéssica França e Sirlei Pazinato.

Contatos
E-mails:

educação@diariodamanha.net
liliana@diariodamanha.net
sara@diariodamanha.net
jessica@diariodamanha.net
sirlei@diariodamanha.net
criscastejon_1@hotmail.com
Telefone: (54) 3316-4800


Nenhum comentário:

Postar um comentário