Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Direto da Escola

Os Correspondentes O POVO agora conhecem todo o processo por qual o jornal passa até chegar cedinho às suas casas. No início do semestre, eles conheceram como a notícia chega à redação. No último dia 8, foi a vez da visita ao Parque gráfico, em Maracanaú. Depois de detalhada explicação do processo de como as páginas chegam para serem gravadas e impressas, as perguntas vindas da curiosidade de cada repórter complementaram o objetivo da visita.



Colégio Antares - Isadora Araújo (isadoraaraujocf@hotmail.com)
Projeto Unesco
O Colégio Antares está participando do projeto Unesco. É uma organização de um grupo de alunos da escola para articular ações e projetos da Unesco, trabalhando assim, a sensibilização e a motivação para uma prática cidadã dentro da comunidade escolar como um todo. A participação no clube é voluntária para os alunos. O primeiro projeto foi realizado com sucesso com a doação de quase 4.200 litros de água para os nossos irmãos nordestinos que estão sofrendo com a seca no interior do estado. Coletados e futuramente entregues pela a Defesa Civil, promovido pela a Campanha Força Solidária.
Colégio N.Sra das Graças - Ana Luiza Bomfim (aninhabomfim@ig.com.br)
XIV Arraiá Das Graças
No dia 8 de Junho, o Colégio Nossa Senhora das Graças realizou a sua tradicional festa junina no período de 10 às 15h. Quem compareceu por lá pode saborear vários pratos típicos, vendidos em quatro barraquinhas. Cada uma delas possuía um nome próprio (Maria Dolores – Mado; Maria de Jesus – Maje; Maria Celeste - Mace e Pe. Júlio Maria - Juma) em homenagem aos fundadores da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria: as cordimarianas. Entre as vastas opções oferecidas havia: vatapá, baião de dois, paçoca, creme de galinha, churrasco, churros, cachorro quente, crepes, algodão doce, picolé, docinhos, cocada e bolos dos mais variados sabores, entre eles o tradicional pé de moleque. Embalados pelo ritmo da quadrilha improvisada, comandada pelos professores José Cleber Uchôa e Sandra Régia, o ginásio do colégio se encheu de alegria. Para atender a todos os gostos, a escola também contou com a participação do DJ Marciano, tocando música eletrônica e da banda Xote dos Meninos representando o forró pé de serra. Ao som de muita música, as pessoas puderam aproveitar para visitar um bazar de roupas, bijuterias, brinquedos, livros e sapatos, organizados pelos alunos para a arrecadação de dinheiro que será investido na Semana Cordimariana. Para os apaixonados, havia ainda a presença de casais de cupidos distribuindo declarações de amor entre as pessoas. Já no finalzinho da festa tivemos a participação do comediante Falcão, que bastante simpático, tirou fotos com todos. Foi uma tarde prazerosa, principalmente para os ex-alunos que tiveram a oportunidade de se reencontrarem.
Colégio Antares - Ana Vanessa Lima (nessa200910@hotmail.com)
Visita ao parque gráfico
No sábado, dia 8, os Correspondentes do O POVO tiveram a oportunidade de conhecer mais uma parte do jornal. Fizemos uma visita ao parque gráfico, lá em Maracanaú, local onde são impressos os jornais e conhecemos um pouco sobre como eles são produzidos. Foi bastante interessante e proveitoso aprender sobre o processo de fabricação de uma ferramenta de comunicação e informação tão importante para nós que é o jornal. Obrigada Jornal O POVO por nos oferecer mais uma oportunidade de enriquecer os nossos conhecimentos e vivenciar novas experiências.

Colégio Santa Isabel - Lorena Calixto (lo_lory22@hotmail.com)
Minha rosa de cristal 
És de ser a coisa mais bela já existente na Terra, tão preciosa quanto qualquer joia rara. És dona de mim, és dona de minha irmã, na verdade és de ser dona de tudo. És uma rosa de beleza incomensurável, de um sorriso tão belo e de um olhar magnânimo. Tem a delicadeza de ser como uma flor, na verdade és de ser, mas não é qualquer flor, e sim uma bela rosa valiosa e única, uma rosa de cristal, gentil, delicada, formosa, divina, deusa perfeita aos olhos de quem ver. Deus teceu essa preciosidade com toda a calma, fez somente uma, e se orgulhou de ter tecido com todo amor à beleza desta flor. Essa rosa de cristal veio do céu para perto de mim. És-me de zelar, eu, de zelar por ela. És essa rosa a minha rainha majestosa, és minha deusa guerreira, és minha mãe! Saiba que não existe tempo para falar de uma joia única, todo dia é dia dela. Muito obrigada por tudo, minha rosa de cristal! 

Colégio Visc. do Rio Branco - Ruthe Almeida (ruthefalmeida@gmail.com)
O esporte
O esporte é algo bem importante para nossas vidas, não só para o físico como para o mental.Fazer esporte é muito bom e não é a toa que eu faço.No esporte podemos expressar nossos sentimentos de uma forma mais divertida e sem falar que nos ajuda muito.Não é todo mundo que é igual, pois tem pessoas que adoram esporte, já outras, preferem nem tentar.Tem pessoas que não arriscam praticar, mas acham bem legal.Elas não sabem o que estão perdendo, pois quem pratica esporte é uma pessoa saudável, não sedentária e de bem com a vida, sem falar que ele previne vários tipos de doenças.Então, vamos praticar algum esporte. 

Colégio Master - Ana Clara Costa (ana-clarabezerra@hotmail.com)
Feira de Ciências
No dia 8 de junho aconteceu a Feira de Ciências que tinha como tema: A Origem de Tudo. Os alunos formam grupos entre 4 e 10 pessoas e tem dois meses para se preparar. Utilizando de sua criatividade, alunos dos fundamentais um, dois e ensino médio apresentaram diferentes temas como: A origem do teatro, do dinheiro, da música, das redes sociais, das festas, da arte, entre outros. O evento foi bastante movimentado, cheio de criatividade. Os alunos faziam papel de professores em um dia que adultos eram alunos, aprendendo muito sobre a história descrita por traz de cada tema abordado. Os alunos são avaliados por três fiscais, as classificações foram divulgadas na quarta feira, dia 12 de junho.
Colégio  7 de Setembro - Lara Maria Guedes (lara_mariaguedes@yahoo.com.br)
Um passeio com alegria e conhecimento
Em mais um encontro dos Correspondentes O POVO, com lápis e bloquinho na mão, fomos conhecer o parque gráfico do Jornal. Desde a entrada no ônibus até a despedida, é uma alegria indescritível. Cantando, dançando, os jovens correspondentes “fazem a festa”. Ao chegarmos, nossos olhos não sabiam o que capturar primeiro, entre tantas máquinas, ouvia-se o barulho feito por elas e os milhares de jornais sendo produzidos. Incrível! Fomos recepcionados e guiados pelo gerente industrial, kleber Brasil, que nos contou o avanço da tecnologia e a sua influência sob o Jornal O POVO. Após adquirir tanto conhecimento, fomos comemorar com um lanche gostoso, o aniversário dos Correspondentes do 1º semestre. Teve até sorteio de uma torta e a feliz vencedora fui eu. Foi uma manhã de alegria e, como sempre, de conhecimentos promovida pelo Jornal O POVO. Nós, Correspondentes, só temos a agradecer e é claro, escrever, com muito orgulho, para este jornal.
Colégio Sebastião de Abreu - Alisson Silva (antonioalisson97@gmail.com)

Correspondentes O POVO no parque gráfico
No dia 8 de junho os Correspondentes O POVO visitaram o parque gráfico em Maracanaú. É lá que jornal O POVO é fabricado. Na visita aprendemos como os jornais são feitos e todo o seu processo. Conhecemos as máquinas que imprimem o jornal. Ficamos sabendo também como o jornal era feito antigamente, como por exemplo, precisava de muita gente para buscar as informações e passar para a redação, para digitar, para imprimir e hoje, com o computador, com o avanço da tecnologia ficou tudo mais fácil e mais rápido. Conhecemos também a máquina CTP que é como uma impressora caseira gigante e é ela que faz a chapa do jornal para depois mandar para a máquina rotativa que dá a tinta ao jornal e deixa o produto pronto para a distribuição da população. Foi um passeio muito bom e interessante e, com certeza, todos os Correspondentes gostaram, inclusive eu.Então, muito obrigado ao jornal O POVO por esse passeio e ao gerente industrial do O POVO, Kleber Brasil, que nos recebeu muito bem e nos deu todas essas informações. 

Fonte: Coluna Direto da Escola - Correspondentes O POVO na Educação / Jornal O POVO (CE) 18/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário