Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Programa ganha nova versão em escola de Ponta Grossa

Credito: Valdirene Rosas
Na biblioteca, alunos leem o livro escolhido para o início do projeto
Foto:
Valdirene Rosas

A professora do Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman, Valdirene Rosas, mostrou para os seus alunos do 9 º ano ‘B’ qual a importância e o prazer de uma boa leitura, inspirando-se no “Conversa entre Amigos”, programa criado pelo deputado Marcelo Almeida e que chegou a Ponta Grossa este ano.

O registro do primeiro encontro do projeto estava na edição de 05 de junho do Jornal da Manhã - “Projeto reúne grande público na UEPG” -, notícia que ganhou atenção dos jovens. “Solicitei aos alunos lessem a matéria com o objetivo de fazê-los entender que a leitura não está restrita aos bancos escolares”, explica a professora que acredita ser necessário criar um espaço de aprendizagem coletiva, incentivando a troca de experiências em leitura na escola.

“Como eu já conhecia o trabalho do deputado, inclusive assisti a duas palestras em que ele relatou suas experiências como leitor e incentivador da leitura, comentei com os alunos o entusiasmo com que ele, há anos, vem trabalhando em prol da leitura. Contei também sobre as minhas experiências, falei um pouco sobre alguns livros que li e como é bom partilhar essas leituras com outras pessoas”, esclarece Valdirene.

Após esta explanação, a turma construiu um painel com as suas experiências literárias e organizou uma atividade semelhante ao ‘Conversa entre Amigos’: foram à biblioteca da escola, escolherem uma obra [“Diário de uma árvore”, de Jussara Braga], formaram uma roda e todos conversaram sobre as impressões que tiveram do livro. “Combinamos de ler outros livros, marcando novos encontros na biblioteca da escola para conversar sobre eles. E também vamos buscar exemplares na biblioteca pública municipal, em sebos, e em outros lugares”, expõe a professora.

“O grupo que formamos ainda é pequeno, mas atuará como mobilizador para trazer novos “sócios”, pois as experiências de leitura não ficarão restritas às conversas na biblioteca, mas irão se estender para os colegas da sala, os pais e professores”, assinala Valdirene.

Incentivo à leitura
Programa reúne todos os tipos de leitores
Criado pelo engenheiro e deputado federal Marcelo Almeida, em 2004, o “Conversa entre Amigos” é um programa onde os leitores se cadastram e recebem exemplares de um mesmo título - por sistema de empréstimo. Todos têm um prazo de até noventa dias para ler e, após este período, é organizado um momento para que possam se encontrar e debater o conteúdo da obra. Não há pré-requisito para aderir ao programa, reunindo leitores de diferentes idades, profissões, crenças e origens. A diversidade do público contribui para os debates. Conheça mais: www.conversaentreamigos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário