Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre as manifestações pelo país, algumas sugestões para os professores

1 - Juntem notícias de jornais (impressos e/ou online (além de notícias da tv, rádio, etc, se conseguirem) e comparem informações. 

2 - Mostrem que a mídia tanto pode errar em suas avaliações, como fazer boas coberturas. Quais foram os equívocos? Quais foram os bons exemplos?

3 - Mostrem exemplos de boas fotos e de bons textos; da participação do cidadão na construção das matérias (quando enviam fotos e vídeos)...

4 - Discutam as notícias de forma crítica com os alunos. O que foi bom e o que pode ser melhorado (houve diversidade de fontes? a notícia foi tendenciosa? o título correspondeu ao texto? ...)

5 - Há muito maniqueísmo nesses debates e é preciso ter cuidado para não escorregar nele.

6 - Mostrem também a força da mobilização via redes sociais. Nós, professores, precisamos estar atentos a esse movimento no país e à forma de se comunicar dos jovens.

7 - A cobertura feita pela imprensa internacional também é interessante para avaliar. Como um correspondente internacional vê tudo isso? 

8 - Lembrem-se que um fato é diferente de uma notícia. Ela é apenas uma representação do fato. Como há vários meios, há várias representações. Procurem ver como jornais internacionais estão avaliando o que está acontecendo aqui em relação aos jornais nacionais.

9 - É possível também fazer uma análise só das imagens, que falam muito!!! 

10 - Os manifestantes estão sendo ouvidos? O governo? A polícia? Especialistas? Quem são as fontes do que está acontecendo?

11 - Que tal pedir aos estudantes para entrevistar pessoas de opiniões diferentes e publicar no blog ou jornal da escola para levantar um debate sobre o assunto?! Ou levar para a escola pessoas que pensam as manifestações de maneira contrária?!

12 - Que pautas estão sendo reivindicadas nas manifestações? Os alunos conhecem todas elas? É hora de dizer o que é uma PEC, trabalhar a questão da diversidade, dos direitos humanos, do ECA, de temas como a corrupção e das atitudes diárias de cada (será que também não somos corruptos em algum momento?), etc

Enfim...há muitas atividades que podem ser feitas. Esse é um momento ímpar para discutir de forma educomunicativa tudo que está acontecendo no país!!!

Boa sorte!!! 
Cristiane Parente 

Coordenadora do PJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário