Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Alunos dramatizam o fato contado na notícia


Credito: Cibele Guaringue
Alunos do Marista fazem interpretação oral das notícias do JM Credito: Cibele Guaringue
Com a edição do dia 4 de junho do Jornal da Manhã (de Ponta Grossa/PR), a professora do Colégio Marista Pio XII, Cibele Guaringue, orientou a leitura e seleção de notícias, pelos alunos do 5º ano ‘A’, com o objetivo de organizar um jornal falado em sala de aula. Os estudantes trabalharam com três editorias: Bola, Política, Cotidiano e JM na Educação. Apreensão de drogas, caso ‘Ana Maria’, tarifa de ônibus e ida do jogador Neymar para o time do Barcelona foram assuntos escolhidos pela turma.

“A ideia foi organizar dramatizações a partir das principais informações contidas nas matérias selecionadas e destacar a importância do trabalho em equipe para a realização da atividade proposta”, comenta Cibele.

Os grupos puderam usar cenários e figurinos apropriados, de acordo com o tema de sua notícia, bem como escolher a melhor forma para interpretá-la, tendo cuidado para não esquecer as informações mais importantes sobre o fato.

A professora revela que após a apresentação de cada grupo, ela debateu com os jovens para saber se haviam entendido o assunto que estava sendo dramatizado. “Durante a conversa, todos complementavam as informações, comprovando que também haviam lido as notícias escolhidas pelos outros grupos”, conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário