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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Juntos para resolver conflitos

Foto: Juntos para resolver conflitosAlunos de Itanhaém aprendem valores sociais criando soluções para reportagens de jornal

A partir de uma oficina sobre Cultura de Paz realizada pelo Jornal, Escola e Comunidade (JEC), a professora de Língua Portuguesa Priscila Souza, da E. M. Professora Dalva Dati Ruivo, de Itanhaém, levou reportagens de A Tribuna para sala de aula, para que seus alunos relacionassem as notícias com acontecimentos do dia a dia e propusessem uma solução.

“O trabalho foi realizado com as turmas de 7º ano e teve início com uma pesquisa sobre paz. Os adolescentes foram divididos em grupos para ler e relacionar as notícias ao assunto que estavam estudando, além de produzir resumos das notícias e uma opinião contendo possível resolução do conflito. Os textos lidos entre os colegas, posteriormente, foram para o mural da escola”, explica Priscila.

O modelo da atividade está de acordo com a Aprendizagem Baseada em Problemas - método que surgiu nos Estados Unidos no começo do século XX. A ideia é centrada no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem a partir de situações de conflito. Nesse sentido, os problemas do cotidiano, presentes no jornal, serviram como pontapé inicial para a reflexão e tentativa de resolução dos assuntos.

Para a educadora, essa é uma ação que não se esgota num produto final. “Essas problemáticas cotidianas não se encerram. Espero ter dado sementes para o fomento à leitura do jornal e que os alunos tornem as reflexões, tais como em sala de aula, um hábito em suas vidas. Os pais e comunidade não tiveram participação direta na atividade, mas percebi os ecos que o trabalho provocou quando os alunos comentavam, posteriormente, a opinião da família a respeito do assunto”, conta.

Priscila salienta que o jornal é um recurso didático importante na escola. “A Tribuna tem uma grande contribuição no aprendizado das crianças e adolescentes na medida em que promove a contextualização entre a vida real e os conhecimentos de todas as disciplinas. A leitura diária, numa perspectiva de problematização, reflexão e tentativa de uma solução dos conflitos contribui na formação dos valores socialmente desejáveis”, finaliza.


Fonte: Programa Jornal Escola Comunidade (http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/jornalescola/noticias.asp?idConteudo=1334&categoria=30

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