Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Publicidade O Diário na Escola promove encontro pedagógico em Sarandi












Cerca de 50 professores que trabalham na rede municipal de Sarandi/PR participaram, na última segunda-feira, do encontro pedagógico “A diversidade de gêneros no universo jornalístico” promovido pelo programa O Diário na Escola e ministrado pela doutoranda da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Adélli Bazza.
O principal objetivo do curso foi expor as diferentes formas de se trabalhar os gêneros textuais em sala de aula usando como material de suporte o jornal impresso. A professora Ednéia Correia da Silva conta sobre suas experiências, “o que aprendi sobre gênero há anos não me deu suporte para entender a importância na hora de identificar tipos de textos, nem para trabalhar com meus alunos. O encontro do Diário na Escola alavancou minhas ideias para novos conhecimentos e estratégias, assim eu ensino com maior segurança”.
O jornal é considerado um material rico, nele é possível encontrar charge, artigo de opinião, carta do leitor, crônica, entre diversos outros tipos de textos. Partindo disso, a ministrante conseguiu apresentar o grande número de atividades que podem ser realizadas com o impresso.
“Nos encontros do Diário na Escola percebo a qualidade do jornal como material de auxilio em sala de aula, uma vez que o mesmo apresenta quase todos os gêneros textuais existentes. Infelizmente, muitas vezes, o professor não está formado o suficiente, por isso a cada encontro ampliam-se novos horizontes”, destaca a professora Fátima da Costa Generoso.
Durante a oficina foram discutidos os principais elementos que diferenciam cada gênero, tais como: finalidade, temática, estrutura e circulação social. Destacando a importância ao se lembrar que, ao escrever textos, deve-se pensar nestes elementos de estrutura.
Depois de toda a prática apresentada, os participantes se dividiram em grupos e foram à prática. Escolheram uma publicação presente no jornal e identificaram todos os itens que estruturavam aquele gênero, e em seguida fizeram apresentação oral.
A professora Maria Aparecida Pereira relata que a parte prática foi essencial para reforçar a teoria aprendida, “a temática apresentada foi excelente, estou sempre aprendendo mais, e com as atividades propostas pude adquirir embasamento para trabalhar com meus alunos”.
A ministrante Adélli destaca que o trabalho na oficina foi agradável e proveitoso. “Ir ao encontro dos professores na sua cidade possibilitou um melhor aproveitamento do tempo e pudemos desenvolver com tranquilidade todas as atividades propostas. A tônica dessas oficinas continua sendo o interesse que os professores manifestam pelas discussões propostas: mais que receber as informações, eles perguntam, dão exemplos e relacionam a oficina com a sua realidade no trabalho. É muito gratificante participar dessa troca!”
 As oficinas realizadas pelo Programa O Diário na Escola, são muito boas! Vem suprir as necessidades dos professores que são comprometidos com a aprendizagem e crescimento do aluno como um indivíduo da sociedade. Nos encontros os educadores podem aprimorar seus conhecimentos através da transmissão de informações e técnicas de trabalho, necessárias e relevantes para o crescimento dos mesmos”. Diretora de Ensino na Secretaria de Educação de Sarandi, Solangi Aparecida Signorini Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário