Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relatório do UNICEF aponta exclusão da criança com deficiência


Imagem: Promenino
Imagem: Promenino
De acordo com dados divulgados no relatório “Situação Mundial da Infância 2013 – Crianças com Deficiência”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças com deficiência têm menos oportunidades e menos acesso a recursos e serviços.
O relatório também aponta que a exclusão não se refere somente a um setor específico, mas também a direitos básicos, como o acesso à educação e à saúde. O Unicef estima que uma em cada 20 crianças com até 14 anos vive com algum tipo de deficiência moderada ou grave, representando um total de 93 milhões de meninos e meninas no mundo.
No Brasil, 29 milhões de crianças até nove anos de idade declaram ter algum tipo de deficiência. O documento mostra que a exclusão é maior entre os países de baixa renda, sendo que a taxa de pessoas que necessitam de tecnologia assistiva e conseguem obtê-la varia entre 5% e 15%. Nesses países, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os custos econômicos com deficiência variam entre 3% e 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário