Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Repercussão do Encontro de coordenadores de Programa Jornal e Educação, que aconteceu de 20 a 23 de agosto em Fortaleza





Ler e Pensar participa de encontro de Coordenadores de Programas Jornal e Educação

Realizado em Fortaleza, o encontro abordou temas como Educomunicação, Comunicação, Cultura e Tecnologia
Entre os dias 20 e 23 de agosto, a capital cearense acolheu os coordenadores de cerca de 27  programas de jornal e educação (PNJ) oriundos de diferentes estados brasileiros. A iniciativa é da Associação Nacional de Jornais (ANJ) em parceria com os jornais locais O POVO e Diário do Nordeste. Durante os três dias de evento, os participantes assistiram a palestras, participaram de oficina, visitaram museus e conheceram práticas pedagógicas locais. Os temas do encontro abordaram Educomunicação, Comunicação e Cultura, Tecnologia, e outros. Entre os palestrantes, estavam presentes a jornalista Ana Márcia Diógenes, coordenadora da UNICEF para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, que expos sua importante pesquisa sobre comunicação e mídia em municípios parceiros; o diretor institucional do O POVO, Plínio Bortolotti, que falou sobre sobre Jornal, Educação e Ensino Superior. Os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará Samaísa dos Anjos e Nut Oliveira relataram os resultados de seu trabalho sobre qualidade da programação infantil da TV e espaço na mídia para crianças;  por fim, a artista plástica Fernanda Meireles ministrou uma oficina criativa sobre fanzine. O encontro marcou mais uma vez a troca de experiências entre os coordenadores, que puderam compartilhar as últimas ações de cada programa e os desafios previstos para 2014.






Encontro Anual dos Programas Jornal e Educação (PJE), em Fortaleza

Coordenadores de Programas Jornal e Educação (PJE) de Fortaleza, Brasília, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estarão reunidos de 20 a 23 de agosto para participar do encontro anual do PJE.

Confira, abaixo, a lista dos 23 coordenadores.
A iniciativa é da Associação Nacional de Jornais (ANJ) em parceria com os programas locais O POVO na Educação e Jornal na Sala de Aula. Durante os três dias de evento, os participantes vão assistir a palestras, participar de oficina, visitar museus e conhecer os trabalhos e as experiências dos parceiros do PJE.
Realizado no hotel Praiano Palace, os temas do encontro vão abrangerEducomunicação, Comunicação e Cultura, Tecnologia, e outros. O diretor institucional do O POVO, jornalista Plínio Bortolotti, vai falar sobre Jornal, Educação e Ensino Superior, apresentando o exemplo do curso Novos Talentos, que está na sua 14ª turma. A pesquisadora da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora sobre mídia e infância, Inês Vitorino, e a professora Andrea Pinheiro vão iniciar as atividades do dia 22. 
A artista plástica Fernanda Meireles vai ministrar uma oficina sobre fanzines, metodologia aplicada para selecionar, anualmente, os Correspondentes O POVO, estudantes de escolas públicas e privadas, escolhidos para escrever a coluna Direto da Escola, uma página especial do caderno Jornal do Leitor.
Também no dia 22, haverá o lançamento do livro “Educomunicação Redes e Interatividade”, organizado pela coordenadora do PJE, Cristiane Parente, Cecília Pavani e Fabiano Ormaneze, do Programa Correio Escola Multimídia, desenvolvido pelo jornal Correio Popular, de Campinas (SP).
A programação também conta com passeios culturais, entre eles uma visita ao Museu do Ipark e ao Museu da Escrita (www.museudaescrita.com.br), que reúne mais de 1400 peças como manuscritos, canetas, máquinas de escrever e prensas tipográficas.

Participantes do Encontro:
1 - Cristiane Parente – Programa Jornal e Educação/ANJ – Brasília/DF
2 – Eduardo Eagle - O POVO na Educação – Jornal O POVO – Fortaleza/CE

3 - Hilária Braga – O POVO na Educação – Jornal O POVO – Fortaleza/CE

4 – Cleyton Queiroz – Jornal na Sala de Aula – Diário do Nordeste – Fortaleza/CE

5 – Barbara Zanoni - Lendo e Relendo - Correio Lageano – Lages – SC

6 – Edite Moraes  – Lendo e Relendo - Correio Lageano – Lages - SC

7 - Talita Moreto – Vamos Ler - Jornal da Manhã – Ponta Grossa/PR

8 e 9 – Loiva Lopes Trindade e Nayara – Diário na Escola - Diário do Norte do Paraná – Maringá/PR

10 – Suéller Costa – Grupo Mogi News de Comunicação – Mogi das Cruzes/SP

11 – Luciane Mosquera ou Geórgia - A Tarde Educação - A Tarde – Salvador - BA

12 - Cristina Barbiero – A Gazeta na Sala de Aula - A Gazeta – Vitória/ES

13 - Maria Tereza – A Tribuna na Escola - A Tribuna – Vitória/ES

14 e 15 – Aleide Pires e Edna Lima – Diário de Suzano – Suzano/SP

16 - José Benedito (JB) Mogi das Cruzes/SP

17 - Fabiano Ormaneze – Correio Escola Multimídia - Correio Popular – Campinas/SP

18 - Marcos Oliveira – Ler para Saber Mais - Gazeta do Oeste – Mossoró/RN

19 - Vanessa Sanceverino Esteves - Fundação Maurício Sirotsky – Porto Alegre/RS

20 - Ana Gabriela - Ler e Pensar - Gazeta do Povo – Curitiba/PR

21 - Fernanda Martins - Ler e Pensar - Gazeta do Povo – Curitiba/PR

22 - Regina Garcia - Algar Lê -   Uberlândia/MG

23 - Marthina Endo - Algar Lê - Correio de Uberlândia/Instituto Algar - Uberlândia/MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário