Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Alunos refletem sobre carências em sua vila



As professoras Rosangela Vitorino e Laureci Trzaskos de Souza, da Escola Municipal Felício Francisquiny, aproveitaram as notícias publicadas no Jornal da Manhã para conversar com os alunos do 5º ano sobre os problemas enfrentados pelos municípios dos Campos Gerais. Matérias sobre precariedade na saúde, violência e transporte público foram relacionadas com os protestos ocorridos recentemente em todo o Brasil e com as carências que existem nas vilas onde as crianças moram. Todos manifestaram suas opiniões em depoimentos, textos e paródias.

Com a notícia “Violência bate recorde nas cidades da região”, publicada dia 06 de junho, foi trabalhado a interpretação de mapas, com a identificação de Estados e capitais e dos pontos onde acontecem as principais violências na região. No dia 20, os jovens conheceram o fato: “Marcelo anuncia reforço de médicos para a saúde básica”, o que os fez questionarem sobre a inutilidade de um posto de saúde localizado no Jardim Planalto, fechado há mais de cinco anos. Por fim, a partir da notícia “Justiça considera abusiva greve no transporte de PG”, do dia 27, as professoras ajudaram os estudantes a elencarem as carências existentes nos bairros em que moram, ouvindo, inclusive, a opinião dos familiares.

Com os dados coletados, foram elaborados gráficos e tabelas e produzidos textos com o tema: Por que minha vila merece um posto de saúde?

“Consideramos os resultados surpreendentes, pois conseguimos despertar o interesse dos alunos pelos assuntos”, afirmam as professoras. As pesquisas e discussões realizadas irão compor um jornal escolar que está em fase de produção. 

Estudantes opinam sobre governos
Na Escola Municipal Idália Góes, a professora do 5º ano ‘A’, Isabelly Zamiliam Nascimento, utilizou a manchete do dia 04 de julho do JM: “Pesquisa dá 67% de aprovação para Beto e 57% para Marcelo”, para desenvolver a interpretação e o raciocínio critico dos alunos. Os jovens ouviram a opinião de seus pais a respeito do assunto e, com as respostas, construíram gráficos similares ao da pesquisa divulgada. “As crianças demonstraram bastante interesse pela atividade, resultando em uma discussão construtiva”, afirma Isabelly.

Jovem reclama da ausência de posto de saúde no bairro
O aluno do 5º ano da EMEF Felício Francisquiny, o jovem João, conta que mora no Jardim Planalto já faz muito tempo e que gosta muito de lá, porém, a vila está carente de muitas coisas, inclusive de um posto de saúde. “Na nossa vila moram muitas pessoas idosas e crianças, e sempre que precisam de médico, tem que ir procurar em outra vila e sair muito cedo de casa. Mas algumas pessoas não têm condições e nem meio de transporte para sair daqui. Por isso, eu acho que nossa vila precisa de um posto de saúde urgentemente, para assim poder atender a nossa população com dignidade”, pede o jovem.

Fonte: Jornal da Manhã (PR) 01/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário