É a combinação do aprendizado on-line com o offline, em
modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos
em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a
aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e
entre aluno e professor.
Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia.
Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades
que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor
trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores para a
realização de projetos.
Já a parte do ensino realizada com o auxílio de recursos
digitais permite que o aluno tenha controle sobre onde, como, o que e com quem
vai estudar. Nesse sentido, os dispositivos móveis, como tablets e celulares, e
a facilidade de utilizá-los em diferentes ambientes abriu o leque de
possibilidades sobre onde esse componente pode ser desenvolvido: dentro da
própria sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática e até em
casa.
Apesar de serem momentos diferentes, o on-line e o
presencial, o objetivo do aprendizado híbrido é que esses dois momentos sejam
complementares e promovam uma educação mais eficiente, interessante e
personalizada. Já há um esforço da academia e das instituições que estudam o
ensino híbrido de categorizar as formas como ele vem se manifestando nas
diferentes instituições de ensino que optam por adotá-lo.
Confira, a seguir, uma lista com alguns dos arranjos
possíveis de combinação de ensino on-line e offline.
Rotação
Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual
os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos
formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes.
Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais.
Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos.
Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando
dúvidas.
Flex
A plataforma on-line é a espinha dorsal desse tipo de ensino.
Professores estão por ali, em maior ou menor proporção, tirando dúvidas que
apareçam pessoalmente, para cada um ou para grupos pequenos.
Laboratório on-line
Uma plataforma on-line entrega o curso inteiro, mas num
lugar físico. Frequentemente os alunos que participam do laboratório também têm
aulas tradicionais.
Fonte: Portal Porvir (http://porvir.org/wiki/ensino-hibrido-ou-blended-learning)
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