Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Crianças debatem sobre política e atos sociais


Credito: Marisa dos Santos FoppaCredito: Marisa dos Santos Foppa
Professora Beatriz auxilia grupo de alunos durante o debate
Durante o primeiro semestre de 2013, a turma do 5º ano ‘A’ da Escola Municipal Fioravante Slaviero acompanhou e discutiu as principais notícias publicadas pelo Jornal da Manhã. As leituras aconteceram em grupo, para haver interação entre os alunos, e foram mediadas pelas professoras Beatriz Chiconato e Marisa Gomes dos Santos Foppa. “Acreditamos que na família, na vida profissional e social é preciso saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer compromissos e compartilhar tarefas”, justifica Beatriz.

O maior interesse dos alunos foram pelas informações a respeito das manifestações que ocorreram no Brasil e em Ponta Grossa e sobre o caso da vereadora Ana Maria. As professoras organizaram seminários para discutir os dois assuntos com as crianças. “Iniciamos a nossa abordagem junto aos alunos explicando a função de cada estância do poder público para a melhoria da vida dos cidadãos”, conta Marisa. As palavras Ética e Moral foram levadas para a discussão para que os jovens entendessem o conceito e a presença de cada uma na sociedade e no seu cotidiano.

A Democracia também foi bastante discutida durante o seminário, quando os alunos concluíram que esta não é apenas a liberdade de ‘poder’, mas que é necessário haver ética por parte dos representantes do poder público, e compreenderam a importância do voto consciente durante a escolha dos candidatos.

“Todos os estudos apontam que é o aluno quem constroi seu conhecimento, para tanto, devemos ter uma atitude mediadora entre o objeto do conhecimento e o aluno, incitando-o a agir ativamente e analiticamente nesse processo de relações reais, no qual o objeto está inserido. Com isso, pretendemos com essa atividade a criação de situações que despertem o interesse do aluno para a ação”, afirma Beatriz.

Pais conversam sobre política
As professoras organizaram seminários para explicar às crianças as funções do poder público, motivadas não somente pelas notícias em destaque na mídia, mas também pela opinião dos familiares a respeito. “Os alunos revelaram que, em casa, os pais também estavam conversando sobre essas questões polêmicas e que os mesmos comentaram que alguns políticos, em nossa cidade, apresentaram uma conduta muito negativa e que, por ainda não existir punição, a grande maioria desses políticos insiste em acreditar na impunidade dos seus atos”, comenta Marisa. Esse tipo de conversa é importante para que os jovens compreendam qual o seu papel de cidadão, afinal, alguns deles poderão ocupar cargos políticos futuramente. 
Fonte: Jornal da Manhã (PR) 31/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário