Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Palestrante defende a comunicação na escola

Credito: Divulgação
Sandra e participantes de uma oficina de vídeo que ela
ministrou em 2012, durante o 2º Ecom.Edu
O 3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa (Ecom.Edu) receberá a jornalista e doutora em Educação, Sandra Mara de Oliveira Souza. Ela trabalha com mídia e educação desde 1994 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde hoje é diretora de produção da rádio universitária FM e integra a Base de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação. A palestrante acredita que esse campo de estudo é fundamental para o desenvolvimento crítico numa sociedade onde as imagens adquiriram um lugar de destaque na vida das pessoas.

“Para os jovens, saber comunicar e se expressar nas mais diversas linguagens implica em reconhecer-se enquanto sujeitos ativos na produção de conhecimento e críticos em suas escolhas. Incorporados à prática docente, os processos comunicativos aproximam docentes e discentes, induzem à reflexão e ainda conferem proximidade do cotidiano à aprendizagem”, defende.

Sandra chama a atenção para a relevância do tema dessa terceira edição do Encontro - “Comunicação e educação numa sociedade multitelas” – lembrando que estamos vivendo em um espaço onde as imagens são intencionalmente fabricadas. “Tudo ao nosso redor - incluindo estudo, trabalho e lazer - tem nas telas um ponto de convergência. Além disso, os conteúdos geralmente vêm das mesmas fontes e, quase sempre, com o intento de formar consumidores. Isso aumenta a responsabilidade de pais, educadores e comunicadores que devem ficar atentos à necessidade de reflexão crítica sobre o tema”, ressalta. 

Estudantes estão convidados a participar
Nos dias 09 e 10 de setembro de 2013, acontece o “3º Encontro de Comunicação e Educação (Ecom.Edu)” e o “1º Encontro Jovem de Mídias e Educação”. É a primeira edição do evento com mesas-redondas especialmente para os jovens. Os professores que desejam levar seus alunos (a partir de 13 anos) devem entrar em contato com a coordenação do ‘Vamos Ler’ para mais informações. No site ecomedu3.wix.com/3ecomedu é possível consultar a programação do evento.

Fonte: Jornal da Manhã/PR 08/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário