Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Professora incentiva a participação dos pais


Alunos fazem a leitura do JM com os familiares e conversam sobre os aspectos que mais chamam a atenção nos fatos. Atividade proporciona ricos debates na escola


Credito: Angelita Borgo
Jovens prestam atenção nos detalhes dos fatos noticiados
pelo jornal (Foto
: Angelita Borgo)
Na Escola Municipal Prof. Ana de Barros Holzmann (PR), os jovens do 5º ano ‘C’ estão sendo incentivados, através de atividades organizadas pela professora Angelita Borgo, a fazer a leitura do Jornal da Manhã com seus familiares. A primeira tarefa foi no dia 06 de agosto, quando a professora pediu que lessem uma notícia com os pais e anotassem tudo o que chamava a atenção no texto. As opiniões foram compartilhadas na turma através de um debate organizado em sala de aula.

As duas notícias mais lidas em casa foram: “Gripe causa morte de jovem atleta” e “Morte de criança comove população”. “Os alunos e familiares ficaram chocados com a morte de uma menina de apenas 14 anos por causa da gripe e também com o fato de uma criança ter morrido porque estava no banco de trás do carro sem o cinto de segurança. Os próprios pais chamaram a atenção dos filhos para o ocorrido e alguns alunos comentaram que pessoas responsáveis não deixam seus filhos andarem de carro sem a devida proteção”, conta Angelita.

Um episódio curioso, comentado pela professora, aconteceu na casa de um dos alunos. O garoto contou que leu o jornal na presença do pai, da mãe e do irmão de um ano. “Eu, brincando, perguntei o que chamou a atenção da criança. O menino disse que o bebê apontou para a imagem da Galinha Pintadinha, no caderno C. Foi muito divertido, pois até o pequenino encontrou o que o atraísse”, conta entusiasmada com os resultados.

Angelita percebeu que a maioria dos alunos havia, de fato, feito a leitura das notícias mencionadas porque souberam argumentar sobre os assuntos abordados.

Na turma do 5º ano ‘D’ a professora Céres França realizou uma atividade parecida. “Trabalhei a leitura e interpretação da capa, para a identificação das notícias nos cadernos. Depois, os alunos levaram o exemplar para casa, escolheram uma notícia, leram com os pais e fizeram um resumo da mesma”, comenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário