Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trabalhando com os cadernos do jornal impresso

Uma das várias possibilidades que podem ser usadas pelos professores para aumentar o interesse da leitura e escrita dos alunos, está relacionada à maneira de como se apresenta as atividades em sala de aula. Dinamizar o conteúdo fará com que os alunos se mostrem mais interessados na busca pelo saber.

Pensando nisso, os educadores do município de Horizonte – CE participaram de uma oficina pedagógica envolvendo o jornal impresso. Eles montaram alguns cadernos inspirados no Jornal O POVO, e ainda produziram textos relacionados ao tema em estudo. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua sala de aula.

Conteúdo: Leitura; Produção textual.

Materiais necessários: Exemplares de jornal; Tesoura; Cola; Cartolina; Canetas coloridas.

Objetivo: Dinamizar as aulas de Língua Portuguesa e Artes; Desenvolver a criatividade dos alunos; Trabalhar a oralidade em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

1º PASSO
Separe a turma em equipes, de modo que cada uma fique responsável pelos cadernos de esportes, economia, política e Artes. Distribua os exemplares de jornal e permita que os alunos leiam para que a familiarização com o material aconteça.

2º PASSO
Apresente os seguintes elementos encontrados no jornal: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique as características, formatos e onde esses elementos podem ser encontrados no jornal impresso. É muito importa
nte que todos conheçam e passem a adquirir m
ais familiaridade com os textos que estão sendo trabalhados.

3° PASSO
Explique que a atividade será a de produzir um caderno, para compor o jornal impresso da turma e que um bom trabalho em equipe pode ser feito, caso eles usem a criatividade para executá-lo. Fale que cada equipe irá montar o seu próprio ca
derno, e que nele deverá conter manchetes, fotos e reportagens de acordo com tema de cada um.

4° PASSO
O caderno será feito de cartolina, de preferência branca. Ela deve ser dobrada ao meio, para que fique semelhante ao formato do jornal. Os texto
s selecionados devem ser colocados de acordo com a estrutura apresentada, ou seja, cada elemento deve ser exposto da mesma forma que foi encontrada no jornal impresso.

5º PASSO
É interessante orientar as equipes a produzirem outros textos para compor o caderno e procure ficar atento aos alunos na hora da colagem. Ver
ifique se eles realmente usaram o espaço correto para cada termo, pois existem elementos que são de destaque dentro de um jornal impresso e precisam permanecer assim, por conta da estrutura e do significado que possuem.

FINALIZAÇÃO
Quando o trabalho estiver concluído, peça para os alunos apresentarem o que produziram, explicando o caderno que foi montado.Peça também para lerem alguma notícia criada por eles e não esqueça de expor o trabalho no flanelógrafo
da escola.

AVALIAÇÃO
Verifique o grau de aprendizagem que os alunos adquiriram em relação aos elementos jornalísticos e as características do caderno apresentado. Perceba também o grau de envolvimento que eles tiveram com o trabalho feito em sala de aula.

Fonte: O POVO na Educação/O POVO 11/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário