Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Seja também um mobilizador pela Educação

Compartilhamos abaixo matéria publicada no Blog da Mobilização/ Blog Educação mostrando o envolvimento de funcionários do Instituto Votorantim em prol da Educação. Você e seus colegas também podem envolver-se nessa mobilização. Leia e inspire-se!



Marco fala sobre o valor da educação para o colega


Por Cleide Quinália / Blog Educação

No trajeto até o trabalho, num bate-papo com os colegas, na reunião de pais na escola dos filhos e até mesmo pela internet. Muitas situações comuns na vida diária, e que por vezes passam despercebidas pelas pessoas, podem se transformar em boas oportunidades de mobilização pela educação. “O importante é ficar atento a essas ocasiões e ter a sensibilidade para reconhecer os bons momentos de colocar o assunto em pauta”, recomenda Marcos Martins, amostrista da Unidade Votorantim Metais em Miraí (MG) e um defensor da educação no município.


Marcos está entre os quase 500 funcionários das empresas do Grupo Votorantim que já abraçaram a causa em prol da educação e hoje são importantes multiplicadores do projeto Parceria Votorantim pela Educação em suas comunidades.

Ele conta que sempre se interessou por questões sociais e ambientais e, ao conhecer o Parceria, viu a chance de contribuir de forma ainda mais efetiva. “Fiquei muito feliz quando a mobilizadora local me convidou para ser um multiplicador das ações do projeto. Acredito que todo mundo pode fazer a sua parte para melhorar o ensino do país, basta doar um pouco de tempo para isso. Mobilização pela educação é uma questão de cidadania”, diz.


Funcionário da Unidade há 3 anos, Marcos explica que sempre que pode procura conversar com as pessoas a sua volta a respeito do valor da educação, reforçando a importância da família acompanhar com atenção a vida escolar dos filhos. Para isso, ele segue sua recomendação à risca: aproveita todas as oportunidades que surgem, e que aliás, não são poucas, segundo o amostrista.Um bom exemplo foi o trabalho de mobilização que ele realizou junto aos colegas da empresa que utilizam a mesma van de transporte que ele. “Durante o trajeto sempre vamos conversando sobre os mais variados assuntos, então, por que não conversar sobre educação também?”, questiona Marcos. “Foi um bate-papo informal, mas que serviu para refletirmos sobre o tema”, afirma, ao se lembrar da ação.

A mesma descontração, somada ao senso de oportunidade, foi o que motivou Marcos a também falar do assunto com os porteiros e a equipe de cozinheiras da Unidade, com os colegas do curso técnico de mineração que frequenta, com professores da Escola Municipal Dores da Vitória e até realizar uma visita na Escola Municipal Dr. Justino Pereira, localizada na região central da cidade.

Daniele Pedrosa, mobilizadora do projeto Parceria em Miraí, tem acompanhado de perto as ações e não podia estar mais satisfeita com o apoio que vem recebendo do colega. “Marcos tem se mantido bastante atento às oportunidades de mobilização e isso é fundamental para o sucesso do projeto. Quanto mais pessoas estiverem engajadas, maiores serão os ganhos para a educação do município”, avalia Daniele, que complementa: “Sei que a falta de tempo dos colegas dificulta muitas vezes o trabalho, por isso, é importante valorizarmos o esforço de cada um.”

Diálogo com os pais
Assim como Marcos, outros funcionários também estão fazendo a sua parte para sensibilizar um número cada vez maior de pessoas da comunidade, fortalecendo assim o trabalho de mobilização pela educação. Em Piracicaba (SP), por exemplo, o operador de prensa de colagem da Unidade da Fibria local, Ronaldo da Silva Matos, deixou de lado a timidez para falar sobre o tema a um grupo de pais da Escola Municipal Professor Taufic Dumit, na qual seus dois filhos estudam.

Ronaldo reforça a conscientização das famílias


Acostumado a participar das reuniões mensais que a escola realiza, Ronaldo aproveitou a ocasião para compartilhar com os demais participantes um pouco de sua visão sobre a importância da educação na formação e desenvolvimento de uma pessoa. Baseado no conteúdo da cartilha do Ministério da Educação (MEC) Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, o operador convidou a todos a uma reflexão sobre o papel da família na educação.


“Sensibilizar a comunidade para o valor do ensino é uma tarefa longa e contínua, que exige muito diálogo e a contribuição de todos. E como a escola já desenvolve uma dinâmica voltada à participação da família, procurei repassar as mesmas informações que os mobilizadores já haviam transmitido para mim”, explica Ronaldo.

A ação aconteceu no final de abril e foi dividida em duas etapas, de modo a abranger os integrantes das reuniões realizadas nos dois turnos de aula: manhã e tarde. Ao todo 284 pais, 25 professores e 15 funcionários da escola ouviram com interesse a apresentação de Ronaldo, recebendo ao final exemplares da cartilha.

Mobilização na internet
Em tempos onde as redes sociais e os blogs viraram instrumentos de sensibilização social, o técnico em manutenção elétrica Olavo Daniel Donizetti, da Unidade da Votorantim Cimentos, em Sobradinho (DF), dá o exemplo.Disposto a contribuir de alguma maneira com as ações de mobilização para a educação, o jovem decidiu utilizar o seu blog pessoal como um canal de informação sobre a temática. Para tanto, ele criou uma seção específica chamada “Projetos Sociais”, onde postou o vídeo de apresentação do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

Segundo Olavo, a ideia de aproveitar os recursos da internet para sensibilizar mais pessoas em torno da valorização do ensino surgiu durante uma reunião com o grupo de mobilizadores internos para a elaboração do plano de trabalho para a Unidade. “A proposta é utilizar o blog como uma forma de disseminar o trabalho do projeto e assim engajar mais pessoas a também abraçarem a causa da educação”, diz.


Na opinião do mobilizador local Marcos Elias dos Reis, a iniciativa de Olavo vem se somar aos esforços que a equipe do Parceria está fazendo em prol da melhoria da qualidade da educação no município. “Para que o projeto alcance seus objetivos é fundamental que cada um dê a sua contribuição. Podem ser ações simples como a de Olavo, o importante é que todos participem”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário