Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores com inscrições abertas até 1º de Julho


O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores ampliou o prazo para inscrições. Agora você tem até 1º de Julho para inscrever-se.

Quem pode participar:
Educadores de Escolas Públicas de Educação Básica
- todos os educadores da rede pública de ensino (Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs ou NRTEs, escolas públicas municipais ou estaduais), fundações e instituições de ensino sem fins lucrativos que atuem no Ensino Formal independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.).. Também podem participar os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica como, Português, Matemática, Ciência etc. Serão elegíveis às categorias: Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula, Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa, Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico
Educadores de Escolas Técnicas - Educadores de escolas técnicas municipais, estaduais e federais ligados a cursos na área da Tecnologia da Informação (TI). Serão elegíveis à categoria: Educador Inovador – Escola Técnica
Quais são as categorias:
Os educadores poderão se inscrever em 5 categorias, sendo que os membros do Comitê de Seleção poderão realocar os projetos de categoria se assim acharem necessário e sem aviso prévio, estritamente com a finalidade de garantir a correta aderência do projeto com a categoria mais adequada à premiação:
Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula*
Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa*
Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico*
Educador Inovador – Escola Técnica
Educador Inovador – Escola Particular
* Os projetos finalistas de cada uma dessas três categorias também concorrerão a premiação na categoria Educador Inovador. Além disso, os projetos inscritos em uma dessas três categorias poderão ser remanejados pelos Comitês de Seleção para outras duas categorias especiais, sendo elas: Inovação em Contextos Desafiadores; Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.


Ao contrário do que muitos pensam, um projeto inovador que utiliza tecnologia para transmitir o conhecimento aos alunos, não precisa necessariamente ser algo muito complexo, pelo contrário. Muitas vezes uma boa ideia que utiliza ferramentas digitais de forma simples, pode vir a ser reconhecida pelos avaliadores e até mesmo contemplada no Prêmio.
Veja abaixo alguns exemplos de vencedores da 5ª edição do prêmio:
1 - Escola na Nuvem


Etapa Regional: 1º lugar na Categoria Inovação em Colaboração
Etapa Mundial: 2º lugar na Categoria Inovação em Conteúdo
Autores: Adriana Silva de Oliveira e Diogo Souza Machado
E.E.E.F.M. Prof. Francisco Coelho Ávila Júnior – Cachoeiro de Itapemirim – ES



O Projeto:
Trabalhando o conceito tecnológico de computação nas nuvens, alunos do Ensino Fundamental, Médio e professores ganham independência de discos físicos como CDs, HDs e pen drives, por meio da utilização das ferramentas do Windows Live. O projeto quebra fronteiras na medida em que a comunidade escolar participa por meio de blog, interage nas redes sociais e compartilha o conhecimento adquirido. Além disso, o trabalho visa possibilitar a co-autoria, autonomia e expressão pessoal, de forma dinâmica e colaborativa.
2 - Campo Sustentável

Etapa Regional: 2º lugar na Categoria Inovação em Comunidade
Autores: Edilene Cristina Rodrigues e Andréa Cristiane Rodrigues
Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão – Vila Pavão – ES



O Projeto:
Voltado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, esse projeto tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimentos, onde os alunos da zona rural aprendem sobres as TICs e têm a possibilidade de ensinar seus pais, a maior parte agricultores. As oficinas são dedicadas a ensinar aos pais a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.
3 - Ecologia em Foco

Etapa Regional: 3º lugar na Categoria Colaboração
Autores: Siddharta Dias de Almeida Fernandes e Ana Paula Pitta
Colégio Pedro II – Rio de Janeiro – RJ




O Projeto:
Realizado pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, o projeto baseado na aprendizagem cooperativa, na troca e construção do conhecimento, consiste na criação de filmes de animação em stop motion, sobre o tema Ecologia Urbana. O trabalho interdisciplinar utiliza a linguagem audiovisual e aborda disciplinas como Ciências, Geografia, Português, Artes, Desenho e Informática Educativa.
Veja mais exemplos de projetos vencedores em: http://educadoresinovadores.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário