Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

10 dicas para entender seu filho adolescente

O filme Desenrola conta a história das primeiras experiências sexuais de Priscila,

comuns à vida de muitas adolescentes (Foto: Ana Paula Amorim/Divulgação)


No filme Desenrola, Priscila (Olívia Torres) não vê a hora de transar pela primeira vez. Ela não pensa em outra coisa e acha que a pior coisa do mundo seria morrer virgem. Quando a sua mãe viaja a trabalho e ela fica sozinha em casa, decide que o momento chegou. E aí Priscila não economiza esforços para ter a primeira experiência sexual com Rafa (Kayky Brito), irmão de uma colega de escola e bonitão da turma. Mas Rafa, além de bonitão, é "galinha". E nem tudo acontece como ela esperava...

A história de Priscila é ficção, mas se parece muito com a realidade dos adolescentes hoje. A descoberta da sexualidade tem se dado cada vez mais cedo e deixado muitos pais de cabelo em pé. Não só pela questão sexual em si - gravidez e DSTs são as maiores preocupações -, mas também porque traz várias alterações de comportamento. Como agir com aquele menino doce e estudioso que se transformou em um adolescente agressivo e relapso com os estudos? E aquela menina que de repente começou a morrer de vergonha dos pais?

"A família tem de se reinventar para lidar com o adolescente de hoje", afirma Lélia Reis, psicóloga e pesquisadora do grupo Sexualidade Vida (CNPq/USP). De acordo com ela, muitas vezes os pais constroem uma fantasia acerca do que o filho deve ser, e a adolescência chega para mostrar que as coisas não são bem assim. E que é preciso paciência, bom humor, abertura, desprendimento e muito diálogo para lidar com os adolescentes do século 21.


Para saber mais, faça o teste: Você sabe falar de sexo com seu filho?
1 - Quando começa a adolescência?
A adolescência é precedida pela puberdade, que começa com o desenvolvimento das glândulas sexuais. Geralmente, isso acontece entre os 9 e os 13 anos para as meninas; e entre os 10 e os 14 para os meninos. No sexo feminino, a puberdade é caracterizada pelo surgimento das mamas, gordura corporal, pêlos pubianos e pelo início do ciclo menstrual. No sexo masculino, aparecem os músculos, os pelos pubianos e a voz engrossa. Depois dessa fase inicial, vem o que chamamos de adolescência propriamente dita. No entanto, a puberdade - e consequentemente a adolescência - tem chegado antes. "Hoje todas as questões que envolvem essa fase acabam vindo mais cedo, desde as mudanças no corpo até uma série de alterações comportamentais", afirma o psiquiatra Jairo Bouer. Há controvérsias sobre o fim da adolescência e início da idade adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que ela acaba aos 18 anos, quando o jovem atinge a maioridade, mas especialistas defendem que ela só acaba após os 20 anos.


2 - Por que a adolescência hoje começa mais cedo?
Hoje, as crianças começam a receber estímulos muito mais cedo. Com a facilidade de comunicação, tudo ficou mais rápido, inclusive a chegada da adolescência e a descoberta da sexualidade. Quem nunca viu meninas muito novas com as unhas pintadas e usando sapatos de salto alto? "Percebemos que as crianças de 9, 10 anos já estão preocupadas com o aspecto físico", afirma Birgit Möbus, psicopedagoga da Escola Suíço-Brasileira, de São Paulo. Mas atenção: essa aceleração no processo de amadurecimento é natural, mas não acontece para todos ao mesmo tempo. Por isso, é importante não forçar a criança a "crescer" antes da hora. Cada um tem o seu ritmo e o do seu filho pode ser um pouco mais lento do que o de outras crianças.


3 - É normal mudar de comportamento na adolescência?
Sim. Todas as transformações físicas que chegam com a adolescência provocam também alterações comportamentais. É comum que aquele menino doce e carinhoso se torne mais agressivo e menos dado a demonstrações de afeto. Que a menina que antes não desgrudava da mãe agora não queira nem que os pais a busquem na escola. "Os adolescentes podem ficar irritados, agressivos, violentos, aparentar depressão", afirma Lélia Reis, psicóloga e pesquisadora do grupo Sexualidade Vida (CNPq/USP). De acordo com ela, é normal que, nesse período, aconteça um afastamento da família. "O adolescente quer buscar as próprias ideologias, fazer parte de um grupo, mostrar a sua individualidade", explica. Por isso, não ache que é o fim do mundo se o seu filho pintar o cabelo de azul ou começar a ter alguns segredos. Além disso, uma característica marcante da adolescência é o imediatismo. "Eles querem tudo para agora, não pensam muito nas conseqüências. Prova disso é que eles se apaixonam como quem troca de roupa", completa Lélia.


4 - A adolescência afeta o desempenho na escola?
Todas as mudanças hormonais que acontecem nesse período trazem também mudanças de comportamento - em casa e na escola. No ambiente escolar, é comum que as notas caiam um pouco e ele deixe de ser um aluno tão aplicado. "É uma fase em que a pessoa passa por muitas adaptações físicas e psicológicas. Com tantas mudanças, acaba acontecendo uma queda de rendimento", afirma Lélia Reis, psicóloga e pesquisadora do grupo Sexualidade Vida (CNPq/USP). Mas, em geral, não há motivos para preocupações. Fique atento, monitore, acompanhe a vida escolar do seu filho (sem intromissões em excesso) e entre em ação apenas se você perceber que o seu filho está realmente passando por dificuldades e se o seu processo de aprendizagem está comprometido.

Quer ler mais? Acesse o link: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dicas-filho-adolescente-621786.shtml
Fonte: Educar para Crescer/ Texto Marina Azaredo 14/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário