Em Ponta Grossa/PR, a turma do 5º Ano ‘A’ da Escola Municipal Profº Plácido Cardon, utilizou a página ‘JM nas Escolas’ em uma leitura diferenciada. Não foram os textos e as colunas de variedades que chamaram a atenção, mas as logomarcas dos apoiadores sociais e institucionais. A responsável por essa mudança de olhar foi a professora Idalina Neles, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela criação de propagandas e a “discussão sobre essa forma de comunicação que já os rodeia desde muito pequenos e apresenta, além da linguagem escrita, a imagem, sendo esta um tipo de texto muito apreciado por crianças dessa faixa etária [9 – 10 anos], que participaram das atividades com prazer”, comenta.
Os estudantes, em duplas, observaram o quadro com as logomarcas, e escolheram uma delas para criar uma propaganda promovendo a empresa escolhida. “Expliquei o formato do texto de uma propaganda e eles mergulharam no trabalho com entusiasmo”, conta Idalina. Cada dupla apresentou o seu trabalho para os demais, e em seguida participaram de um debate articulado pela professora.
No debate, Idalina fez algumas indagações, como: o que eles destacaram na hora de elaborar sua propaganda; questionou onde eles encontram a propaganda no dia-a-dia; se algum membro da família já havia comprado um produto ou contratado serviço devido à propaganda; perguntou qual a concepção que os alunos tinham da palavra consumismo; e indagou sobre os cuidados necessários que todos devem ter com as propagandas em geral.
A professora Idalina conseguiu alcançar seus objetivos. “Agora os alunos têm mais critérios para colocar parâmetros na hora de escolher, comprar, julgar a necessidade ou não de adquirir este ou aquele produto. Também no que diz respeito à criação e escrita da propaganda, percebi que entenderam bem e destacaram aspectos importantes das empresas, expressando suas ideias de maneira clara e objetiva”, conclui.
Fonte: Projeto Vamos Ler
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