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quarta-feira, 30 de março de 2011

Planejamento em mídias sociais

O planejamento deve ser parte fundamental de qualquer ação em comunicação – sendo online ou offline. Planejar é perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado, mas estar sempre reavaliando os passos. Um bom planejamento deve prever que pode falhar. Portanto é necessário ter em mente várias possibilidades dependendo do cenário e do ambiente em jogo. Planejar para mídias sociais é alinhar as ferramentas e os potenciais das redes para atingir o objetivo em questão. Mas o foco não deve estar nas ferramentas, mas sim no jogo de equilíbrio entre o que a empresa está procurando e como o público-alvo se relaciona. As tecnologias são importantes, mas o relacionamento é fundamental. As tecnologias sozinhas são incapazes de criar uma interação válida para o processo. Pensando em termos de mídias sociais, planejar é tentar determinar o público-alvo de uma ação, pensar nas estratégias em jogo para atingir os objetivos, controlar as ações implementadas e finalmente analisar os resultados. No curso realizado pela trespontos Brasil em conjunto com a papercliq, foram levantadas as seguintes etapas para a estrutura de um planejamento em mídias sociais.

  • Brief: Identificação da realidade situacional;

  • Cenário: Levantamento de informações;

  • Análise do ambiente: Análise dos dados e construção de um diagnóstico;

  • Público-alvo: Identificação dos públicos envolvidos;

  • Objetivos: Determinação de objetivos e metas;

  • Estratégia: Adoção de estratégias;

  • Tática: Estabelecimento de ações necessárias;

  • Recursos: Definição de recursos a serem alocados;

  • Indicadores: Fixação de técnicas de controle;

  • Execução: Implantação do planejamento;

  • Retorno: Avaliação dos resultados
Mas toda pessoa que esteja fazendo planejamento seja nas mídias sociais ou em qualquer outra área, deve ter em mente que os planejamentos são suscetíveis a falhas e devem permitir uma flexibilidade dependendo dos desafios encontrados.

Fonte:WebDiálogos

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