O Brasil fechou o ano de 2010 com 40 milhões de internautas. É o que aponta o estudo ‘The Digital Year in Review: Brazil’, realizado, entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010, pela comScore, consultoria voltada para o universo digital. A pesquisa mapeou as atividades dos internautas brasileiros com mais de 15 anos de idade que acessam a rede no trabalho ou em casa. "O estudo não inclui o uso em lan houses, universidades e outros pontos de acesso compartilhado, simplesmente porque não é possível fazer um mapeamento demográfico desses espaços", explica Alex Banks, vice-presidente da comScore para América Latina.
O país ficou na oitava posição na pesquisa global. Segundo o estudo, a China é a nação com a maior comunidade on-line: soma 291,5 milhões de internautas. De acordo com Banks, provavelmente, este ano, Índia e Brasil, 41,6 milhões e 40 milhões, respectivamente, ultrapassarão a França em número de usuários (41,9 milhões). "Isso deve acontecer nos primeiros meses de 2011, já que a taxa de crescimento prevista para esses países é maior", explica o executivo em um ‘webinar’ disponível no site da comScore.
De acordo com o estudo, na América Latina, o Brasil é a nação com o maior número de usuários, seguido do México, com 17,8 milhões. Em terceiro lugar aparece a Argentina com 12,8. Em dezembro de 2010, o continente já possuía 111,4 milhões de internautas. "Esse crescimento vai continuar em 2011, com mais pessoas acessando a rede, tanto no trabalho quanto em casa", acredita. "Os brasileiros também gastam, em média, mais horas na rede virtual de computadores", esclarece Banks, em relação aos vizinhos latino-americanos. Números que se aproximam do mercado francês e sul-coreano.
Outro dado que vale destacar é o fato de a maioria dos internautas brasileiros estarem com, no máximo 35 anos. Sessenta e três por cento da audiência da internet no país possui idade entre 15 e 35 anos. Globalmente falando, essa faixa etária representa apenas 53% do mercado mundial. "A faixa etária brasileira é jovem, predominando usuários entre 25 e 34 anos", analisa. "Mesmo assim, ela é menos jovem em relação à pesquisa anterior."
Dividindo por sexo, os homens com mais de 35 anos passam menos tempo na web em comparação com as mulheres da mesma idade. Por outro lado, na faixa entre 15 e 24 anos, a média de horas é igual. "Será que esses dados vão apresentar similaridades daqui a um ano?", questiona o diretor, para, em seguida, apontar que a liderança de acesso está nas mãos de usuários entre 15 e 24 anos.
Na Região Sudeste estão presentes 68% da população on-line brasileira. "Duas em cada três páginas são consumidas pela audiência da Região Sudeste", aponta o diretor. Em segundo lugar, aparece a Região Sul, com 13%. Ao final da lista, estão os estados da Região Norte, com apenas 2%. Vale lembrar que são os visitantes do Nordeste que lideram a frequência de acesso, com 26.3 horas de visitação por mês. "Comparando com os números das outras nações, essa duração está acima da média", destaca.
Os brasileiros são os usuários que utilizam com maior frequência e-mails, redes sociais, blogs e serviços de instant messengers. O mesmo não acontece com conteúdos temáticos como viagem e turismo, negócios e finanças, notícias e informação e sites sobre o universo automobilístico.
Vendas, bancos e compras coletivas
"Em relação ao mercado brasileiro, percebemos que quase todas as categorias analisadas como bancos, vendas em varejo e compras coletivas, tiveram um aumento em relação ao ano anterior. Isso é muito positivo para o mercado de internet brasileira", analisa Banks.
Para o diretor, a categoria de internet banking se beneficiou com os bons ventos da economia no país, registrando um aumento de 25% no número total de acessos. "Instituições financeiras como Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil possuem uma audiência superior a dois milhões de visitantes. A Caixa Econômica lidera a lista com cinco milhões".
O segmento de compras coletivas, representado por sites como Peixe Urbano, OfertaX e SaveMe, registrou impressionante crescimento durante o segundo semestre de 2010. "Se levarmos em conta, o crescimento da versão americana do GroupOn, podemos esperar, no Brasil, um movimento constante, nesse sentido, em 2011", acredita.
Sobre as estatísticas de e-commerce, o estudo destaca que sete em cada dez brasileiros acessam endereços como Lojas Americanas, Submarino etc. "Em relação à América Latina, essa é uma média bem maior. No ano, a categoria cresceu 9%, ou seja, três vezes mais que o resto do mundo".
Redes sociais
Oitenta e cinco por cento dos brasileiros, com mais de 15 anos, que acessam a web, de casa ou do trabalho, visitam pelo menos uma rede social periodicamente. "Esse dado é muito maior comparado à Europa ou à média global, porém baixo, em comparação com outros países da América Latina. O Chile possui 92%”. Entre internautas brasileiros, o Orkut continua dominando os sites desse tipo. A rede social do Google registrou um aumento de 28%, 31,2 milhões de usuários brasileiros. Entretanto, o estudo aponta que o Facebook teve um aumento de 250% no mesmo período, atingindo, ao final de 2010, 12 milhões. "Não tem como fazer um ‘webinar’ sobre Brasil sem falar do Orkut", comenta Banks.
Fonte: Nós da Comunicação - André Bürger 22/03/2011
O país ficou na oitava posição na pesquisa global. Segundo o estudo, a China é a nação com a maior comunidade on-line: soma 291,5 milhões de internautas. De acordo com Banks, provavelmente, este ano, Índia e Brasil, 41,6 milhões e 40 milhões, respectivamente, ultrapassarão a França em número de usuários (41,9 milhões). "Isso deve acontecer nos primeiros meses de 2011, já que a taxa de crescimento prevista para esses países é maior", explica o executivo em um ‘webinar’ disponível no site da comScore.
De acordo com o estudo, na América Latina, o Brasil é a nação com o maior número de usuários, seguido do México, com 17,8 milhões. Em terceiro lugar aparece a Argentina com 12,8. Em dezembro de 2010, o continente já possuía 111,4 milhões de internautas. "Esse crescimento vai continuar em 2011, com mais pessoas acessando a rede, tanto no trabalho quanto em casa", acredita. "Os brasileiros também gastam, em média, mais horas na rede virtual de computadores", esclarece Banks, em relação aos vizinhos latino-americanos. Números que se aproximam do mercado francês e sul-coreano.
Outro dado que vale destacar é o fato de a maioria dos internautas brasileiros estarem com, no máximo 35 anos. Sessenta e três por cento da audiência da internet no país possui idade entre 15 e 35 anos. Globalmente falando, essa faixa etária representa apenas 53% do mercado mundial. "A faixa etária brasileira é jovem, predominando usuários entre 25 e 34 anos", analisa. "Mesmo assim, ela é menos jovem em relação à pesquisa anterior."
Dividindo por sexo, os homens com mais de 35 anos passam menos tempo na web em comparação com as mulheres da mesma idade. Por outro lado, na faixa entre 15 e 24 anos, a média de horas é igual. "Será que esses dados vão apresentar similaridades daqui a um ano?", questiona o diretor, para, em seguida, apontar que a liderança de acesso está nas mãos de usuários entre 15 e 24 anos.
Na Região Sudeste estão presentes 68% da população on-line brasileira. "Duas em cada três páginas são consumidas pela audiência da Região Sudeste", aponta o diretor. Em segundo lugar, aparece a Região Sul, com 13%. Ao final da lista, estão os estados da Região Norte, com apenas 2%. Vale lembrar que são os visitantes do Nordeste que lideram a frequência de acesso, com 26.3 horas de visitação por mês. "Comparando com os números das outras nações, essa duração está acima da média", destaca.
Os brasileiros são os usuários que utilizam com maior frequência e-mails, redes sociais, blogs e serviços de instant messengers. O mesmo não acontece com conteúdos temáticos como viagem e turismo, negócios e finanças, notícias e informação e sites sobre o universo automobilístico.
Vendas, bancos e compras coletivas
"Em relação ao mercado brasileiro, percebemos que quase todas as categorias analisadas como bancos, vendas em varejo e compras coletivas, tiveram um aumento em relação ao ano anterior. Isso é muito positivo para o mercado de internet brasileira", analisa Banks.
Para o diretor, a categoria de internet banking se beneficiou com os bons ventos da economia no país, registrando um aumento de 25% no número total de acessos. "Instituições financeiras como Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil possuem uma audiência superior a dois milhões de visitantes. A Caixa Econômica lidera a lista com cinco milhões".
O segmento de compras coletivas, representado por sites como Peixe Urbano, OfertaX e SaveMe, registrou impressionante crescimento durante o segundo semestre de 2010. "Se levarmos em conta, o crescimento da versão americana do GroupOn, podemos esperar, no Brasil, um movimento constante, nesse sentido, em 2011", acredita.
Sobre as estatísticas de e-commerce, o estudo destaca que sete em cada dez brasileiros acessam endereços como Lojas Americanas, Submarino etc. "Em relação à América Latina, essa é uma média bem maior. No ano, a categoria cresceu 9%, ou seja, três vezes mais que o resto do mundo".
Redes sociais
Oitenta e cinco por cento dos brasileiros, com mais de 15 anos, que acessam a web, de casa ou do trabalho, visitam pelo menos uma rede social periodicamente. "Esse dado é muito maior comparado à Europa ou à média global, porém baixo, em comparação com outros países da América Latina. O Chile possui 92%”. Entre internautas brasileiros, o Orkut continua dominando os sites desse tipo. A rede social do Google registrou um aumento de 28%, 31,2 milhões de usuários brasileiros. Entretanto, o estudo aponta que o Facebook teve um aumento de 250% no mesmo período, atingindo, ao final de 2010, 12 milhões. "Não tem como fazer um ‘webinar’ sobre Brasil sem falar do Orkut", comenta Banks.
Fonte: Nós da Comunicação - André Bürger 22/03/2011
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