Para estimular a leitura de jornais entre jovens e valorizar o papel da imprensa, o governo francês em parceria com os editores de jornais tem levado a cabo a campanha “Mon Journal Offert”.
Com investimento anual de cinco milhões de euros, o governo se responsabiliza por metade do custo de uma assinatura anual de um dia de jornal por semana para jovens de 18 a 24 anos. A outra metade é custeada pelos jornais, que tentam fisgar o jovem leitor naquele dia.
Atualmente, cerca de 220 mil jovens franceses (de uma demanda que chegou a 360 mil) estão recebendo um jornal semanalmente. E a operação deve continuar em 2011, segundo o conselheiro do Ministério da Cultura e Comunicação,Vincent Peyrègne, para quem os números da campanha mostram que a imprensa ainda é um atrativo para a juventude. Especialmente se for levado em conta que o projeto começou em 2005 numa escala bem menor, resumida à participação de jornais locais e que, desde 2009, os jornais nacionais aderiram, junto com o governo, somando cerca de 60 títulos e um interesse crescente por parte dos jovens.
Para que os jornais não se acomodem com o investimento governamental, os editores são estimulados a investir na educação dos mais jovens.Para Vincent Peyrègne, esse assunto deveria ser considerado estratégico por parte dos editores.
Dados para analisar
Em uma pesquisa realizada com os jovens que já fizeram parte do programa, Peyrègne afirmou que antes do Mon Journal Offert os jovens buscavam informações na internet, TV e rádio, deixando o jornal em segundo plano. Após o contato semanal com o jornal, a relação mudou e eles já colocam o jornal como uma de suas fontes de informação mais frequentes. Um dado interessante é que o percentual daqueles que achavam que a imprensa era chata caiu
de 17% para 4%.
Em uma pesquisa realizada com os jovens que já fizeram parte do programa, Peyrègne afirmou que antes do Mon Journal Offert os jovens buscavam informações na internet, TV e rádio, deixando o jornal em segundo plano. Após o contato semanal com o jornal, a relação mudou e eles já colocam o jornal como uma de suas fontes de informação mais frequentes. Um dado interessante é que o percentual daqueles que achavam que a imprensa era chata caiu
de 17% para 4%.
Outro dado importante é que 61% dos jovens conseguiram assinar o jornal que era sua primeira opção e 39% ficaram com a segunda opção. Ainda assim,houve 86% de satisfação
com a experiência.
com a experiência.
O principal interesse dos jovens no início da assinatura do jornal era por assuntos internacionais, seguido de questões sociais, França, esportes e cultura. Segundo Peyrègne, os interesses não mudam muito após um certo tempo, mas faz com que
eles descubram novos nichos de informação. Dois novos tópicos após o início da leitura de jornais, em média.
eles descubram novos nichos de informação. Dois novos tópicos após o início da leitura de jornais, em média.
A campanha, de forma geral, teve como resultado uma evolução positiva da imagem da mídia
impressa. Segundo os jovens: a mídia impressa é fácil de entender; ler é importante para a juventude; imprensa não é chata e há qualidade na informação da mídia impressa.
impressa. Segundo os jovens: a mídia impressa é fácil de entender; ler é importante para a juventude; imprensa não é chata e há qualidade na informação da mídia impressa.
Ouest France, líder regional faz parte do projeto
Considerado um dos jornais mais lidos do mundo, o Ouest-France, diário regional francês, faz parte do projeto desde o início e tem consolidado sua relação com os jovens aproveitando o investimento governamental.
Aos sábados, cerca de 28 mil jovens recebem o Ouest-France em casa. Nesse dia, têm acesso a notícias sobre primeiro emprego, entrevista, como montar sua própria casa, dicas
para quem mora só, como escolher o carro certo, saúde, entre outros assuntos que interessam a essa faixa etária que começa a ter mais autonomia na família.
Além disso, há mais infográficos, porque o jornal percebeu que os jovens querem entender com mais detalhes e de forma mais simples alguns fatos e informações sobre o mundo; ver mais fotos e personagens jovens nas matérias.
Segundo a editora Jeanne-Emanuelle Hutin,do Ouest-France, os jovens são levados tão a sério na empresa que existe um departamento só para eles. E para que haja uma ligação forte com o
jornal, foi criado um site para fazer o link entre o jornal de sábado e o da semana seguinte. No site os jovens postam mensagens, fotos, participam de fóruns e enquetes que são publicadas no jornal impresso.
Em 2010, por exemplo, com as eleições regionais, o Ouest-France estimulou a participação dos jovens num debate virtual com o tema “Imagine ta Región”, no qual os jovens participaram de um grande fórum com repercussão no impresso. Mais de 2.500 jovens se inscreveram no fórum e responderam as questões feitas pelo Ouest-France,que premiou sete deles com viagens, máquinas fotográficas, além de brindes para os demais.
Jeanne-Emanuelle Hutin afirma que atualmente cerca de 60% dos novos leitores ainda são inativos e 37% disseram que estão prontos para ler o jornal mais frequentemente.
Mais informações em:
http://www.monjournaloffert.fr/
http://www.facebook.com/OperationMonJournalOffert
http://www.monjournaloffert.fr/
http://www.facebook.com/OperationMonJournalOffert
Alguns jornais que fazem parte da campanha Mon Jounal Offert:
Aujourd'hui en France; Centre Presse; Corse Matin; Courrier de l'Ouest; France Soir;Havre Libre;Havre Presse; Humanité; International Herald Tribune; La Charente Libre; La Croix;
La Dépêche du Midi; La Marseillaise; La Montagne; La Nouvelle République des Pyrénées; La République du Centre; La Tribune; La Voix du Nord; L'Alsace; Le Berry Républicain,Le Bien Public; Le Courrier Picard; Le Dauphine Libéré ; Le Figaro; Le Journal de l'Ile de la
Réunion; Le Journal de la Saône-et-Loire; Le Journal du Centre; Le Journal du Pays Basque; Le Maine Libre; Le Monde; Le Parisien; Le Petit Bleu de Lot et Garonne; Le Populaire du Centre; Le Progrès de Lyon; Le Quotidien de la Réunion; Le Républicain Lorrain; Le Télégramme de Brest; L'Éclair Pyrénées; L'Équipe; Les Dernières Nouvelles d'Alsace; Les Échos; L'Est
Républicain; Libération; L'Indépendant; L'Yonne Républicaine; Midi Libre; Nice Matin; Nord Éclair; Nord Littoral; Ouest France ; Paris Normandie; Presse Océan; Progrès de Fecamp;
Sud Ouest;Var Matin;Vosges Matin.
La Dépêche du Midi; La Marseillaise; La Montagne; La Nouvelle République des Pyrénées; La République du Centre; La Tribune; La Voix du Nord; L'Alsace; Le Berry Républicain,Le Bien Public; Le Courrier Picard; Le Dauphine Libéré ; Le Figaro; Le Journal de l'Ile de la
Réunion; Le Journal de la Saône-et-Loire; Le Journal du Centre; Le Journal du Pays Basque; Le Maine Libre; Le Monde; Le Parisien; Le Petit Bleu de Lot et Garonne; Le Populaire du Centre; Le Progrès de Lyon; Le Quotidien de la Réunion; Le Républicain Lorrain; Le Télégramme de Brest; L'Éclair Pyrénées; L'Équipe; Les Dernières Nouvelles d'Alsace; Les Échos; L'Est
Républicain; Libération; L'Indépendant; L'Yonne Républicaine; Midi Libre; Nice Matin; Nord Éclair; Nord Littoral; Ouest France ; Paris Normandie; Presse Océan; Progrès de Fecamp;
Sud Ouest;Var Matin;Vosges Matin.
Fonte: Jornal ANJ/Cristiane Parente - FEV/2011
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