O programa Ler Para Saber Mais desenvolvido pelo jornal Gazeta do Oeste, de Mossoró/RN deu o pontapé inicial de suas atividades em 2011. A primeira atividade aconteceu na sala de audiovisual da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte com a capacitação dos professores para o uso do jornal em sala de aula.
A organização ficou por conta de Marcos Antonio, coordenador pedagógico da GAZETA.
Participaram do evento os docentes de 13 escolas públicas e particulares de Mossoró e região.
Entre os participantes, a professora do ensino fundamental Eltiene Araújo foi conhecer o projeto e participar pela primeira vez de uma das atividades. “Sempre é válido para nossos conhecimentos participar de uma capacitação como essa. A escola que eu trabalho já desenvolve o projeto há três anos, mas essa é a primeira vez que eu participo”, conta a funcionária da Escola Municipal Rotary.
A educadora acrescenta que a iniciativa é uma oportunidade de levar conhecimento e despertar nos alunos o gosto pela leitura.
Durante a capacitação “Imprensa, escola e educomunicação: formando leitores de mídia”, foram discutidos o histórico do programa, as dificuldades enfrentadas com relação ao uso do jornal, e as possibilidades de formar leitores críticos atentando para a intervenção do professor durante o trabalho com a mídia.
Marcos Antonio disse que ainda foi tratada liberdade de imprensa e exemplos de atividades com jornal que podem ser feitas no dia-a-dia com os estudantes. “Tratamos de como os professores podem fazer atividades práticas com o jornal e também a interpretar o veículo jornal – já que o objetivo do programa é formar leitores críticos que questionem que tipo de notícias estamos recebendo”, explica.
De acordo com o coordenador, durante todo o ano serão realizadas palestras sobre leitura, docência, avaliação, psicopedagogia; oficinas de charges, reciclagem de jornal; visitas de estudantes ao jornal GAZETA DO OESTE e a confecção de jornais escolares.
Fonte: Gazeta do Oeste/ Texto: Bruno Soares/ Foto: Edinilto Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário