O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente lança na próxima segunda-feira (28) o portal Akatu Mirim (www.akatumirim.org.br), um portal inédito sobre consumo consciente voltado para crianças, criado e desenvolvido pela agência digital Tribo Interactive e patrocinado pelo refresco em pó Tang, da Kraft Foods Brasil.
O lançamento do Akatu Mirim faz parte das comemorações do aniversário do Instituto Akatu, que completou no último dia 15 dez anos de trabalhos pelo consumo consciente, em parcerias com a iniciativa privada e o poder público. Com o novo portal, o Instituto espera motivar também as crianças para o consumo consciente, por meio de conteúdo lúdico e pedagógico. O Akatu Mirim apresenta ainda áreas voltadas para pais e educadores, como dicas e planos de aula.
Com vasta experiência no relacionamento responsável para o público infantil, a Tribo Interactive criou para o Akatu um portal divertido e repleto de atividades que visam inserir por meio de jogos, brincadeiras, animações e interatividade as crianças no universo de consumo consciente, tratando de temas presentes em seu dia a dia. As ilustrações apresentam de forma leve e descontraída o conceito “De onde vem? Pra onde vai?”, para que as crianças comecem a descobrir que os bens e serviços vêm de uma cadeia produtiva e causam impactos – desde a origem até o descarte.
Entre os temas abordados, o primeiro será petróleo. As crianças são convidadas a descobrir em que objetos de seu cotidiano está presente o minério. Os próximos serão sacola plástica, garrafa d’água, celular e bala.
Jogos
O portal oferece jogos on-line, nos quais as crianças conhecem mais do produto específico jogando. No jogo “Descobrindo Petróleo!”, elas encontram petróleo em diversos objetos, como brinquedos, vestuário e utensílios de casa.
Atividades
Há sugestões também de atividades para serem feitas fora do computador, sozinha ou em grupo. A criança baixa as instruções do site e desenvolve as atividades. Por que ir sozinho para a escola? Que tal juntar os amiguinhos e irem todos em um só carro? Papais e mamães podem se revezar levando a criança e menos carros estarão circulando, assim o trânsito melhora e jogamos menos gás carbônico na atmosfera, reduzindo o efeito estufa.
E por que não aproveitar a ida à padaria para uma caminhada exploratória? O “Diário de um Pedestre” é atividade que estimula deixar o carro em casa, assim a criança se conscientiza e ajuda a mobilizar a família.
Animações
Você sabia que tem petróleo na goma de mascar, no asfalto, na garrafinha d'água, no batom, no tênis, na sacola plástica do supermercado? Questões como estas estão presentes nos vídeos animados, que apresentam a descoberta da matéria-prima, o primeiro uso em grande escala, até onde podemos encontrá-lo no dia a dia, sua importância para o ser humano e o mais importante: trata-se de uma fonte finita que precisa ser consumida conscientemente.
Mural
O tema ainda pode ser discutido no Mural, com enquetes e perguntas ao Akatu Mirim, personagem que vai interagir com as crianças sobre como consumir com responsabilidade e tirar dúvidas sobre o conteúdo do site.
“O Akatu Mirim surge como uma ferramenta de conscientização sobre o consumo consciente para as crianças, despertando o interesse pelo tema por meio da diversão e aproveitando a curiosidade natural para mobilizar o público infantil para consumir com responsabilidade. Assim, desde pequenos, eles descobrem que nossos atos causam impactos em nós mesmos, na nossa cidade e no planeta. De maneira divertida, as crianças percebem que pequenos atos repetidos ao longo da vida e por muitas pessoas podem fazer um planeta melhor”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
“A Tribo Interactive sabe falar com o público infantil e respeita esse público. Estamos aliando o nosso conhecimento ao do Instituto Akatu para produzir um Portal extremamente útil e divertido para as crianças. Um portal que possui uma responsabilidade muito grande de tratar temas importantes da atualidade”, afirma Raul Orfão, sócio-diretor da Tribo Interactive.
Sobre o Instituto Akatu
O Instituto Akatu é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que vê o ato de consumo como um instrumento fundamental de transformação do mundo.
O Akatu completou 10 anos no dia 15 de março e trabalha para contribuir na conscientização e na mobilização dos cidadãos para consumir sustentavelmente – de modo a tornar o mundo mais justo e sustentável hoje e a deixar um mundo melhor para as próximas gerações – e consumir solidariamente, fazendo escolhas de consumo aumentar os impactos positivos e diminuir os impactos negativos.
O consumo não é apenas um ato pontual, mas um processo que começa antes da compra e termina depois do uso, envolvendo escolhas como: por que comprar, de quem comprar, o que comprar, como comprar, como usar e como descartar?
Consumir conscientemente não é não consumir. É consumir menos e diferente, tendo no consumo um instrumento para o bem-estar e não um fim em si mesmo.
Basicamente, o Akatu investe em duas frentes de trabalho: comunicação e educação.
Para saber mais, acesse: www.akatu.org.br ou, no Facebook, http://www.facebook.com/institutoakatu ou siga no Twitter www.twitter.com/institutoakatu.
Fonte: Instituto Akatu - Ass. de Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário