Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Criação de tirinhas


Compartilhamos atividade com jornal feita pela professora Daniele Cristiane, de Ponta Grossa/PR, com seus alunos. Ela faz parte do projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã.

Escola: Escola Municipal Profª Maria Laura

Cidade: Ponta Grossa/PR

Professora: Daniele Cristiane Silva Ingles da Luz
Objetivo: A atividade foi desenvolvida com o objetivo de despertar o interesse para leitura de textos informativos, e desenvolver o senso crítico e criatividade dos alunos.

Metodologia: A professora percebeu que os quadrinhos e as charges despertam muito o interesse dos alunos e que, de uma forma crítica, porém divertida, eles conhecem os problemas enfrentados pela população, como saúde, meio ambiente e problemas sociais frequentes em nosso cotidiano, e podem propor ações para a solução dos problemas percebidos. Desta forma, a professora procurou focar o trabalho nas tirinhas semanais propondo a leitura, a interpretação, a produção textual e debates sobre situações- problemas surgidas no cotidiano.

Resultados Alcançados: "O resultado foi interessante e muito significativo, pois os alunos demonstraram criatividade ao expor através de desenhos e pequenos diálogos o que pensam sobre a sociedade em que vivem e quais os problemas que os afetam, levando-os a refletir sobre seu papel enquanto agente transformador dessas situações." (Professora Daniele).

Fonte: Vamos Ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário