No dia 20 de abril de 2011, quarta feira, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (Campinas/SP), acontece o Fórum Permanente Desafios do magistério, cujo tema será Leitura e Convergências de Mídias.
Entre os palestrantes estão Fabiano Ormaneze e Cecília Pavani, respectivamente Coordenador de Jornalismo e Coordenadora Geral do Correio Escola, que faz parte do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais. Elizena Cortez, da equipe pedagógica do Correio Escola, é uma das moderadoras do evento.
Veja abaixo informações oficiais sobre o fórum, que é uma realização da Faculdade de Educação da Unicamp, Grupo RAC e Associação de Leitura do Brasil (ALB).
SOBRE O EVENTO
“Estamos virando aparelhos; os homens andam como robôs, falam como microfones, ouvem como celulares. Não sabemos se estamos com tesão ou se criam o tesão em nós. O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados.” – Arnaldo Jabor, Blogs, Twitter, Orkut e outros buracos, Correio Popular, 03/11/2009, p. C1.
Da década de 1990 para cá, as práticas de leitura se diversificaram sobremaneira através das conquistas geradas pela tecno-ciência. A convergência e a integração de várias linguagens num único recurso (meio, instrumento) de comunicação não apenas acelera a circulação de informações nas sociedades contemporâneas, mas impõem a aprendizagem e o domínio de novas competências de leitura para o manejo e usufruto desses meios. E a convergência de vários meios – ou mídias – de comunicação, envolvendo um mosaico de linguagens interconectadas, interativas e multifuncionais, também representa uma complexificação dos processos de leitura nos dias atuais.
A escola e os professores, responsáveis pelo ensino das linguagens às novas gerações, têm um compromisso com o desenvolvimento de uma sensibilidade para com os avanços resultantes da convergência de mídias. Isto porque, quer queira quer não, as mídias (impressas, digitais, audiovisuais, multimidiais, etc.) são as grandes propulsoras da comunicação, do conhecimento, das descobertas científicas, das artes e dos debates sociais no mundo atual. Igualmente, o magistério, para concretizar o ensino e dinamizar o currículo, necessita de ferramentas específicas para o trabalho com os conteúdos do saber, de diferentes canais de comunicação e de metodologias específicas para dinamizar os relacionamentos humanos e as aprendizagens no espaço escolar.
Nestes termos, este fórum pretende refletir a respeito do desafio resultante da convergência de mídias na esfera das práticas de leitura, em especial as demandas e expectativas para o ensino-aprendizagem no âmbito das escolas. Isto, considerando o contexto social brasileiro, onde a desigualdade social se faz escancaradamente presente, onde a distribuição de renda é uma das menores do mundo e onde a dívida dos governos para com o magistério e infra-estrutura das escolas é gigantesca, sem que se antevejam claramente as ações de enfrentamento dos problemas e as estratégias de superação.
OBJETIVOS
Este evento propõe-se refletir sobre o fenômeno do hibridismo das linguagens e da convergência de mídias, aprofundando os seus efeitos no terreno educacional. Subsidiariamente, o fórum ainda pretende:
• Discutir conceitos e princípios relacionados com o fenômeno da convergência de mídias;
• Apresentar experiências vinculadas ao uso de mídias nas escolas;
• Expor as características de uma mídia – a lousa interativa -, que vem sendo utilizada num grande número de escolas brasileiras.
• Proporcionar, através de livraria no local, o conhecimento de livros que se relacionam com tema do fórum, aproximando os participantes dos autores.
PROGRAMAÇÃO
09h00 – Abertura Oficial
Edgar Salvadori de Decca - Coordenador Geral da Unicamp
Sérgio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani - Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Amorim – Presidente da ALB
Ezequiel Theodoro da Silva – ALLE, FE/Unicamp, Portal Leitura Crítica e Coordenador do Evento
09h30 – Conferência de Abertura
“Mídias audiovisuais e literatura: amor à narrativa”
Conferencista: Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Moderadora: Nair F. Gurgel do Amaral, Universidade Federal de Rondônia, Pós-Doutoranda, FE-Unicamp
10h30 – 11h00 – Intervalo para Café
Roda de Autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum
11h00 –– Palestra
“Convergência de mídias: as esferas da produção e da recepção”
Convidado: Fabiano Ormaneze, Coordenador de Jornalismo do Projeto Correio Escola Multimídia - Grupo RAC-Campinas, Professor da PUC-Campinas
Moderadora – Íris de Oliveira, Mestranda Faculdade de Educação - Unicamp
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – Exposição
“Inovando com a Lousa Interativa”
Palestrante: Andréa Pimentel Caran, Diretora Executiva da Divertire Editora
Moderadora: Elizena Cortez, Colégio Notre Dame (Campinas) e Equipe Pedagógica do Correio Escola/RAC
15h00 – Mesa Redonda – Convergência de Mídias: constatações e propostas
“Leitura e Convergência de Mídias”
Convidado – Rubens Queiroz de Almeida, Centro de Computação da Unicamp
“Objetos digitais na escola: convergência de mídias, divergência de leituras”
Convidado: Wladimir Stempniak Mesko, Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Campinas
Moderadora – Gabriela Fiorin Rigotti, Doutoranda FE-Unicamp
17h00min - Encerramento
Fonte: ALB
Entre os palestrantes estão Fabiano Ormaneze e Cecília Pavani, respectivamente Coordenador de Jornalismo e Coordenadora Geral do Correio Escola, que faz parte do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais. Elizena Cortez, da equipe pedagógica do Correio Escola, é uma das moderadoras do evento.
Veja abaixo informações oficiais sobre o fórum, que é uma realização da Faculdade de Educação da Unicamp, Grupo RAC e Associação de Leitura do Brasil (ALB).
SOBRE O EVENTO
“Estamos virando aparelhos; os homens andam como robôs, falam como microfones, ouvem como celulares. Não sabemos se estamos com tesão ou se criam o tesão em nós. O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados.” – Arnaldo Jabor, Blogs, Twitter, Orkut e outros buracos, Correio Popular, 03/11/2009, p. C1.
Da década de 1990 para cá, as práticas de leitura se diversificaram sobremaneira através das conquistas geradas pela tecno-ciência. A convergência e a integração de várias linguagens num único recurso (meio, instrumento) de comunicação não apenas acelera a circulação de informações nas sociedades contemporâneas, mas impõem a aprendizagem e o domínio de novas competências de leitura para o manejo e usufruto desses meios. E a convergência de vários meios – ou mídias – de comunicação, envolvendo um mosaico de linguagens interconectadas, interativas e multifuncionais, também representa uma complexificação dos processos de leitura nos dias atuais.
A escola e os professores, responsáveis pelo ensino das linguagens às novas gerações, têm um compromisso com o desenvolvimento de uma sensibilidade para com os avanços resultantes da convergência de mídias. Isto porque, quer queira quer não, as mídias (impressas, digitais, audiovisuais, multimidiais, etc.) são as grandes propulsoras da comunicação, do conhecimento, das descobertas científicas, das artes e dos debates sociais no mundo atual. Igualmente, o magistério, para concretizar o ensino e dinamizar o currículo, necessita de ferramentas específicas para o trabalho com os conteúdos do saber, de diferentes canais de comunicação e de metodologias específicas para dinamizar os relacionamentos humanos e as aprendizagens no espaço escolar.
Nestes termos, este fórum pretende refletir a respeito do desafio resultante da convergência de mídias na esfera das práticas de leitura, em especial as demandas e expectativas para o ensino-aprendizagem no âmbito das escolas. Isto, considerando o contexto social brasileiro, onde a desigualdade social se faz escancaradamente presente, onde a distribuição de renda é uma das menores do mundo e onde a dívida dos governos para com o magistério e infra-estrutura das escolas é gigantesca, sem que se antevejam claramente as ações de enfrentamento dos problemas e as estratégias de superação.
OBJETIVOS
Este evento propõe-se refletir sobre o fenômeno do hibridismo das linguagens e da convergência de mídias, aprofundando os seus efeitos no terreno educacional. Subsidiariamente, o fórum ainda pretende:
• Discutir conceitos e princípios relacionados com o fenômeno da convergência de mídias;
• Apresentar experiências vinculadas ao uso de mídias nas escolas;
• Expor as características de uma mídia – a lousa interativa -, que vem sendo utilizada num grande número de escolas brasileiras.
• Proporcionar, através de livraria no local, o conhecimento de livros que se relacionam com tema do fórum, aproximando os participantes dos autores.
PROGRAMAÇÃO
09h00 – Abertura Oficial
Edgar Salvadori de Decca - Coordenador Geral da Unicamp
Sérgio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani - Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Amorim – Presidente da ALB
Ezequiel Theodoro da Silva – ALLE, FE/Unicamp, Portal Leitura Crítica e Coordenador do Evento
09h30 – Conferência de Abertura
“Mídias audiovisuais e literatura: amor à narrativa”
Conferencista: Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Moderadora: Nair F. Gurgel do Amaral, Universidade Federal de Rondônia, Pós-Doutoranda, FE-Unicamp
10h30 – 11h00 – Intervalo para Café
Roda de Autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum
11h00 –– Palestra
“Convergência de mídias: as esferas da produção e da recepção”
Convidado: Fabiano Ormaneze, Coordenador de Jornalismo do Projeto Correio Escola Multimídia - Grupo RAC-Campinas, Professor da PUC-Campinas
Moderadora – Íris de Oliveira, Mestranda Faculdade de Educação - Unicamp
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – Exposição
“Inovando com a Lousa Interativa”
Palestrante: Andréa Pimentel Caran, Diretora Executiva da Divertire Editora
Moderadora: Elizena Cortez, Colégio Notre Dame (Campinas) e Equipe Pedagógica do Correio Escola/RAC
15h00 – Mesa Redonda – Convergência de Mídias: constatações e propostas
“Leitura e Convergência de Mídias”
Convidado – Rubens Queiroz de Almeida, Centro de Computação da Unicamp
“Objetos digitais na escola: convergência de mídias, divergência de leituras”
Convidado: Wladimir Stempniak Mesko, Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Campinas
Moderadora – Gabriela Fiorin Rigotti, Doutoranda FE-Unicamp
17h00min - Encerramento
Fonte: ALB
Nenhum comentário:
Postar um comentário