Em sua obra Educação e Mudança, Paulo Freire apresenta dez características para a construção de uma consciência crítica das pessoas:
1 – Anseio de profundidade na análise de problemas (...)
2 – Reconhece que a realidade é mutável.
3 – Substitui explicações ou situações mágicas por princípios autênticos de causalidade.
4 – procura verificar ou testar as descobertas. Está sempre disposta a revisões.
5 – Ao se deparar com um fato, faz o possível para livrar-se de preconceitos. Não somente na captação, mas também na análise e resposta.
6 – Repele posições quietistas. É intensamente inquieta. Torna-se mais crítica quanto mais reconhece em sua quietude a inquietude, e vice-versa (...)
7 – Repele toda transferência de responsabilidade e de autoridade e aceita a delegação das mesmas.
8 – É indagadora, investiga, força, choca.
9 – Ama o diálogo, nutre-se dele.
10 – Face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo por ser novo, mas aceita-os na medida em que são válidos. (1979: 40-41)
Fonte: Mídia e Educação: Teorias do Jornalismo na Sala de Aula/ Roseli Araújo Batista (Thesaurus Editora)
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