Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Você saber cuidar?

Compartilhamos com vocês a publicação Saber Cuidar, do Instituto Ecofuturo. Ela revela ideias bem sucedidas de educadores que trabalharam com conceitos como a sustentabilidade em sua comunidade escolar. É um excelente material para embasar educadores que querem participar do 2º prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, que está com inscrições abertas até o dia 15/09. E também uma prova de que com ações simples podemos ajudar o mundo a ser melhor para todos.

Abaixo, o texto de apresentação da publicação, escrito pelo presidente do Instituto Ecofuturo, Daniel Feffer, que você pode acessar clicando aqui!

"Muito se fala em sustentabilidade, o que tem até vulgarizado essa palavra, mas há ainda muitas dúvidas e entendimentos distorcidos sobre o que este conceito de fato encerra.
Para nós, sustentabilidade implica agir com respeito em relação às pessoas e ao planeta, construindo relações de longo prazo e permitindo que ciclos virtuosos possam ser repetidos.

Assim, a não-geração de desperdícios e o estímulo ao consumo responsável, a utilização correta dos recursos naturais, a prática de iniciativas básicas para evitar (ou conter) o aquecimento global, entre outras ações, são fundamentais para a sadia preservação da vida neste planeta.

Considerando o trabalho que o Instituto Ecofuturo vem realizando desde sua fundação, de gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade, criamos em 2009 o Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, por entendermos que a educação é um dos instrumentos indispensáveis para que as pessoas sejam capazes de compreender, criticar e melhorar a vida.

Professores de todo o Brasil foram convidados a compartilhar ideias criativas para o aprendizado
da sustentabilidade em seu sentido mais amplo, e o retorno não poderia ter sido melhor: cerca de 400 trabalhos foram recebidos. A todos esses “mestres”, nosso mais sincero agradecimento, por terem aceitado nosso convite e, em especial, pelo seu enorme poder transformador.

Este Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade dá mais uma contribuição para que
temas de tamanha relevância venham a se tornar, rapidamente, alvo de uso tranversal nas diversas atividades desenvolvidas dentro das escolas em todo este país, transmitindo conhecimentos para que cada um de nós possa atuar de maneira consciente, autônoma
e sintonizada com o desenvolvimento sustentável.

Seguem aqui as ideias vencedoras desta primeira edição do Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, resultado de análise cuidadosa e criteriosa. Esperamos que elas possam motivar milhares, milhões de pessoas a agir de forma responsável e consciente, pois ainda há uma chance de corrigir erros do passado e viabilizar um mundo melhor para todos".

Aproveitem! Pratiquem!
Daniel Feffer
Presidente do Instituto Ecofuturo

Nenhum comentário:

Postar um comentário