Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Festival "Minuto na Escola" estimula aprendizado audiovisual e premia melhores vídeos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Festival do Minuto (evento de audiovisual da América Latina) estão promovendo um concurso destinado a alunos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio da rede estadual paulista. Batizado de "Minuto na Escola", o projeto tem por objetivo estimular o trabalho audiovisual nas escolas estaduais.

Estudantes da rede em todo Estado poderão concorrer nas categorias ensino fundamental (até 14 anos - o chamado Minuteen) e ensino médio (de 15 a 18 anos). Para isso, terão de produzir um vídeo com tema livre e duração de até 60 segundos.

Os vídeos podem ser feitos com o auxílio de qualquer mídia (celular, câmera digital, VHS, mini-dv, etc.) e devem ser enviados até 23 de outubro pelo site www.minuteen.com.br (concorrentes categoria ensino fundamental) ou www.festivaldominuto.com.br (concorrentes categoria ensino médio). Os três melhores vídeos do ensino médio e os três melhores do ensino fundamental serão premiados com um laptop cada. Em novembro, haverá uma cerimônia de exibição e premiação dos vencedores.

Para ajudar os estudantes na produção, o Festival do Minuto realizou workshop com Professores Coordenadores de Arte das Oficinas Pedagógicas das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. Eles irão orientar os professores da rede sobre o formato do vídeo-minuto e o desenvolvimento do projeto junto aos alunos.

Cada uma das 4.300 escolas de segundo segmento do ensino fundamental e de Ensino Médio da rede estadual receberá um DVD educativo com 57 vídeos do acervo do Festival, com depoimentos dos realizadores, comentários do curador e dicas sobre programas gratuitos de edição de imagem e som, que poderão ser usados pelos estudantes na produção dos trabalhos.

Fonte: Secretaria de Educação de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário