Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Educomunicador estimula a circulação da informação

O educomunicador é o responsável pela gestão de projetos que unem comunicação eEducação. Ele pode trabalhar em escolas, no terceiro setor, em empresas de mídia e com pesquisa.

Você já ouviu falar em um educomunicador? Se a resposta é "não", fique tranquilo. O profissional ainda é desconhecido também pelas empresas.

O educomunicador é o responsável pela gestão de projetos que unem comunicação e Educação. Ele pode trabalhar em Escolas, no terceiro setor, em empresas de mídia e com pesquisa.

Na TV USP, o programa "Quarto Mundo" é um exemplo de projeto educomunicativo, em que estudantes do ensino médio e profissionais de comunicação atuam juntos. Os alunos fazem desde a pauta até a edição do programa de TV.

"A comunicação passa a ser um elemento de todo mundo, ela dá voz ao aluno e aoeducador", diz Carlos Alberto Mendes. Ele preside o comitê que implementa uma lei municipal que institui a educomunicação nas Escolas públicas de São Paulo.

A partir da lei, foi criado o programa Educomunicação pelas Ondas do Rádio, que estimula a produção de programas de rádio e TV, blogs e jornais comunitários, entre outras formas de mídia, nas Escolas municipais.

Para João Alegria, 46, gerente de programação, jornalismo e engenharia do Canal Futura, o fato de o mercado de atuação do educomunicador estar em construção não é um empecilho para a formação dos novos profissionais também nas empresas.

Ana Paula Chinelli, 30, diretora de jornalismo da TV USP, diz que, como esse é um campo novo, é preciso "criar conceitos do zero".

A USP criou o curso de licenciatura na área neste ano e passará a oferecer vagas já para 2011. "O professor de comunicação é uma demanda [nas unidades educacionais]", diz Ismar Soares,
coordenador do curso.

Mas a universidade paulista não foi a pioneira. Neste ano, a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba) iniciou as atividades do curso de bacharelado em educomunicação.
A aluna Ana Caroline Araújo, 19, conta que, por ser um curso recente, existem dificuldades. "Tudo o que é novo sofre preconceito", diz.

Fonte: Folha de S.Paulo (SP)/ Texto: Ana Paula Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário