Tema Transversal: Ética e Pluralidade Cultural
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa e história
Matéria sugerida: “Pelas mulheres”
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa e história
Matéria sugerida: “Pelas mulheres”
PROPOSTAS DE ATIVIDADES:
Levar a imagem da matéria para turma, apresentar aos alunos e questioná-los sobre o que eles estão vendo.
Levar a imagem da matéria para turma, apresentar aos alunos e questioná-los sobre o que eles estão vendo.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio a respeito da violência contra mulher na comunidade, em casa, na escola e nos meios de comunicação com a turma.
Pedir que os alunos leiam o artigo e anotem as partes mais importantes para depois compartilhar com a turma explicitando o motivo da escolha.
Pedir que os alunos façam uma pesquisa sobre o histórico da violência contra mulher no Brasil.
Produzir um jornal Mural, cujo título, pode ser “A voz da mulher” e publicar notícias sobre acontecimentos recentes envolvendo avanço, leis e violência contra as mulheres.
Construir um informativo com número para denúncias e locais de proteção à mulher, em seguida, distribuir na escola e na comunidade.
Propor um debate a respeito da violência contra mulher.
Questões norteadoras:
As pessoas já se acostumaram com a violência contra mulher?
Por que a violência contra mulher não diminui na mesma proporção dos avanços democráticos?
A violência contra mulher é um problema social ou individual?
A violência contra mulher é reflexo de um sociedade moderna e machista?
As pessoas já se acostumaram com a violência contra mulher?
Por que a violência contra mulher não diminui na mesma proporção dos avanços democráticos?
A violência contra mulher é um problema social ou individual?
A violência contra mulher é reflexo de um sociedade moderna e machista?
Fonte: Jornal A Tarde, 02 de Setembro de 2010. Primeiro Caderno , p.A2. Salvador/Ba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário