Os jornais e revistas fazem parte da vida de muitos brasileiros, mas seu uso ainda não é uma rotina em grande parte das salas de aula. Entre outros assuntos, este é um dos mais discutidos no 5° Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal, que começou ontem e termina amanhã, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Fátima Picconi, formada em pedagogia e mestre em educação, partilha dessa discussão. “O jovem não gosta de ler jornal se ele tiver isso como obrigação”, comenta. Para ela, é preciso trabalhar assuntos da atualidade utilizando jornal impresso e on-line dentro da sala de aula, pois com isso ele terá um senso crítico aguçado e o mundo dos alunos é trazido para dentro da sala de aula. É o que também conta Ayne Regina Gonçalves, jornalista e professora. “Hoje não é possível mais lecionar estaticamente. Então, com muito critério, é preciso usar textos de jornais. Além disso, eles ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas”, explica.
Além de ser uma ferramenta adicional nas salas de aula, os jornais e mídias ainda ajudam o jovem a ser um formador de opinião. “A escola deve ser vinculada com todos os assuntos do cotidiano e os jornais devem fazer parte disso”, explica Tânia Regina, da Secretaria de Educação de Indaiatuba.
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