Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Conferência sobre “Ética e multimídia” reúne professores em Campinas

Educador Mário Sérgio Cortella marca a abertura de Seminário Nacional

Por Marcelo Casagrande

Que o uso da tecnologia no ambiente pedagógico está se tornando uma realidade cada vez mais próxima, ninguém tem dúvida. Mas afinal, será se o Brasil está realmente preparado para essa mudança de cultura? Reflexões como essa foram levantadas na Conferência de abertura do 5º Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal - que acontece até o próximo dia 16 de julho em Campinas. Na oportunidade, o filósofo e educador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) Mário Sérgio Cortella apresentou prós e contras da relação do uso de meios multimídia e o ambiente pedagógico.

O conferencista acredita que a mentalidade pedagógica moderna não pode recusar a tecnologia, mas para isso o docente deve ter claro onde deseja chegar. “A aula independe dos recursos utilizados. A multimídia não é só tecnologia, mas também o corpo docente”, completa Cortella. Os desafios da educação são muitos e mudam a cada dia. Com a velocidade da informação e a ampliação de opções apresentadas, os profissionais da educação devem estar preparados para aprender e ensinar todos os dias sempre levando em consideração os princípios éticos. “A ética nos obriga a tomar posições. Temos que tomar cuidado com o óbvio para que ele não dificulte o trabalho na área de educação”, reflete o educador.

Apesar das constantes investidas na “alfabetização digital”, Cortella lembrou que a educação no país ainda precisa evoluir e se desenvolver. “No momento em que discutimos a digitalização, temos 15 milhões de homens e mulheres que não conseguem ler o lema da própria bandeira. Isso é ordem? Isso é progresso?”, comenta.

Ao longo da conferência, o educador relacionou o tema com exemplos filosóficos, casos históricos, filmes e artes. E foi a dinâmica adotada que chamou a atenção da estudante de pedagogia da Unifesp Mariana Taba. “O Cortella é didático e soube conduzir muito bem. Ele atingiu todos os presentes e conseguiu fazer com que refletíssemos muito sobre o assunto”, opina a universitária.

Para a professora da Escola Estadual Newton Pimenta Neves, em Campinas, Iolanda Soldatti, o evento foi enriquecedor. “Pude perceber que estou no caminho certo. Quando temos um objetivo traçado, conseguimos aproveitar o que a tecnologia pode oferecer”, conta a educadora que, para aproximar os alunos e ampliar a leitura de texto jornalísticos, criou um blog, o Blog da Dona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário