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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mesa-redonda discute jornalismo literário e científico

Marcelo Casagrande

O segundo dia de atividades do 5º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal”, que ocorre até amanhã na Universidade Estadual Campinas (Unicamp), foi marcado por três mesas-redondas. Entre os temas abordados, estiveram o Jornalismo Literário, Jornalismo Científico e o livro-reportagem. Participaram do evento Edvaldo Pereira Lima, da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), e fundador da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), e Susana Oliveira Dias do Laboratório de Estudos de Jornalismo (Labjor), da Unicamp. A atividade foi mediada pelo jornalista e professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Fabiano Ormaneze.

“O jornalismo literário busca contar histórias humanas com dignidade, qualidade estética e sabor”, define Pereira Lima. O autor do livro “Páginas Ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura” explica que a modalidade de livro-reportagem está em pleno crescimento. Esse sucesso pode ser associado ao texto atraente e sensorial que permite o leitor mergulhar em histórias reais.

Susana defendeu que a literatura pode ser um meio eficiente para tornar as ciências mais agradáveis aos leitores. Ela afirma que os temas ligados à biotecnologia, por exemplo, são distantes da realidade de muitas pessoas. “Nós temos acesso a um conjunto de sonhos, de imaginação que são jogados para gente em qualquer momento”, reflete. A profissional complementa dizendo que um assunto pode ser fiel aos conceitos técnicos, mas se apresentado de forma acessível à massa.

A aproximação de conteúdos jornalísticos literários das salas de aula desperta o interesse dos jovens pela leitura. Para Cida Sepulveda, escritora e professora da rede pública de Campinas, a opção por textos jornalísticos favorece o trabalho, já que aproximam as informações da realidade dos alunos. “Trabalho em uma escola do Parque Oziel e meus alunos conseguem ver o próprio cotidiano retratado nas matérias do jornal”, conta a professora que acredita que o interesse pela leitura é maior neste tipo texto.

Amanhã, último dia do Seminário, a programação contará com mesas redondas e uma conferência de encerramento com a psicóloga Rosely Sayão. As atividades começam às 9h e a cobertura completa pode ser acompanhada no blog Programa Jornal da Educação, da ANJ.

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