Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cinema e educação para produção de conhecimento

Por Alessandro Azevedo

“Existe uma grande diferença entre artefatos tecnológicos e tecnologia”, é com essa frase que o professor Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, professor da Faculdade de Educação da Unicamp, iniciou a conferência intitulada “Fazer cinema na educação escolar – a construção de um sonho na formação de professores”, durante 5º Seminário Nacional – O Professor e a Leitura do Jornal - que acontece até o próximo dia 16 de julho em Campinas.

Na oportunidade, o professor defendeu a ideia de uma pedagogia em que o professor assuma o papel de interlocutor e em parceria com os alunos assuma os riscos da produção do conhecimento e pensamento através do domínio de artefatos tecnológicos para a produção de cinema com a finalidade de educar.

“É importante que as pessoas não sejam apenas espectadores críticos, mas sim, que saibam como acontece todo o processo de produção e edição de conteúdo. Não queremos criar professores cineastas, mas sim, produtores de conhecimento”, afirma o professor.

Com o avanço e o maior acesso à tecnologia digital, a educação escolar passa por um dilema entre reprodução e produção, para Albuquerque, é necessário que o professor saiba como utilizar a linguagem audiovisual para trazer conhecimento aos alunos, uma vez que desde os primórdios do cinema, elementos da sociedade e do cotidiano são inseridos durante o processo de produção de imagem, o que diretamente gera conhecimento e, portanto, educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário