Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vivenciando o jornalismo


O Projeto Jornal Escola do jornal Comércio da Franca (Franca/SP) levou mais de 120 alunos para visitar o jornal e a rádio do Grupo Côrrea Neves. Foi um passeio cheio de descobertas para a garotada. Abaixo, a matéria de Lívia Inácio, do blog do Projeto Jornal Escola conta mais detalhes. Ao trabalharem com o jornal em sala de aula, os alunos do 5º ano “B” da Escola Municipal professor Fausto Alexandre, não faziam idéia de todo o processo envolvido na produção de cada exemplar.

Até que na quarta-feira, dia 19, por meio de uma visita ao Grupo Corrêa Neves de Comunicação, as crianças puderam vivenciar um pouco do cotidiano da redação de um jornal e descobrir que a elaboração do informativo impresso é muito mais complexa do que imaginavam. Durante duas horas, a meninada conheceu cada departamento da empresa e ao final viu de perto a rotativa que imprime o
Comércio da Franca. Para a professora Márcia Luciene Garcia a visita deu um sentido novo ao trabalho de incentivo à leitura que a mesma desenvolve em sala de aula. ”Eles passarão a ver o jornal de uma forma diferente.”, disse.

No decorrer da última semana, mais de 120 alunos, de outras três turmas também passaram pelo GCN: O 5º ano “A” da Escola Realindo Jacinto Mendonça, de Jeriquara,o 3º ano “A”,do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hélio Palermo e o 1º ano “F” do Ensino Médio da Escola Estadual David Carneiro Ewbank. O professor de Língua Portuguesa, da David Carneiro Ewbank, Reinaldo Rodrigues Guerra,acredita que a visita incentivará os alunos a ler. “Depois desse passeio eles refletirão mais sobre a importância do jornal.”,disse. A aluna Lívia Imada de Oliveira, 17, contou ter gostado de tudo. “No jornal tem mais coisas do que eu imaginava!”.

Fonte: Blog Projeto Jornal Escola/ Texto: Lívia Inácio/ Foto: Luciene Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário