Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sugestão de Atividade com o Jornal: Homenagem a Milton Santos

O pessoal do Programa A Tarde Educação, da Bahia, deu a dica e a gente publica por aqui. A partir de um artigo publicado no jornal A Tarde, é possível pensar em várias atividades com jornal. Vamos ver a que eles sugeriram a seus professores!

Artigo: Homenagem a Milton Santos
Jornal A Tarde de 31 de maio de 2010
Autora: Lídice da Mata

A Câmara prestou homenagem ao geógrafo e professor Milton Santos, um dos mais brilhantes e respeitados intelectuais do nosso tempo, que faleceu há nove anos, deixando uma imensa lacuna, mas também nos legando uma obra incomparável que hoje é referência em todo o mundo.
Não é nenhum exagero dizer que Milton Santos fundou uma nova Geografia, reescreveu os fundamentos desta disciplina, nos ensinando uma nova forma de olhar e compreender o mundo.

Negro, nascido em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, nunca se deixou abater pelo racismo, pelo preconceito social e nem pelas imensas dificuldades que enfrentou ao longo dos seus 75 anos de vida. Milton Santos foi um vencedor, um mensageiro da esperança, um guerreiro da palavra que, sempre com um sorriso amável, nunca parou de lutar e nos legou um arsenal de ideias sobre a problemática do mundo globalizado e as possibilidades de construirmos um futuro melhor para todos.

Nada mais apropriado para homenagear esse brasileiro de espírito crítico e inovador do que discutir a sua obra, debater e divulgar as suas ideias. Por isso, a Comissão de Educação e Cultura, da qual eu faço parte, promoveu estemês, em que se comemora o Dia do Geógrafo, um seminário que contou com a participação de muitos parlamentares e representantes do meio acadêmico.

Neste momento, em que vivemos a mais grave crise do capitalismo no mundo, considero necessária e oportuna uma reflexão sobre o pensamento de MiltonSantos. Ele nos inspira novos caminhos, nos aponta o rumo de uma outra globalização, em que o desenvolvimento seja voltado para o homem e não apenas para o benefício das corporações nacionais e transnacionais.

Brasileiro, apaixonado por sua terra, Milton Santos é um pensador universal. E nesse aspecto, devemos destacar que não foi por acaso que, em 1994, ele recebeu o Prêmio Vautrim Lud, considerado o Nobel da Geografia. Sem dúvida o coroamento de uma trajetória que começou na Bahia, onde, além de professor, foi jornalista e um intelectual engajado, um combatente das causas políticas e sociais.

Tema Transversal: Pluralidade Cultural
Áreas de Conhecimento e conteúdos relacionados:
Geografia: GlobalizaçãoHistória: GlobalizaçãoPortuguês: Produção textual

Sugestão de Atividade:
O artigo é sobre uma homenagem à Milton Santos, no qual expõe a importância de seus estudos para a Geografia, para a sociedade. Portanto, após a leitura do texto, pesquisar sobre o principal objeto de estudo deste professor, a globalização. Conceituá-la, enumerar pontos positivos e negativos, escrever textos dissertativos, dentre outras atividades, tendo os livros do Professor Milton Santos como referência para a pesquisa.

Dica:Produção de murais com a biografia e obras do Professor Milton Santos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário