O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira, 24 de maio, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Segundo portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que será constituída de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades.
Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, educadores do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil serão selecionados nas primeiras edições do programa. Depois, o projeto pode abranger também os anos finais da educação fundamental e ensino médio. Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a última quarta-feira e terá duração de 45 dias, no site do Inep.
O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente começa a ser realizado em 2011. De acordo com Gabriela, existirá um banco de questões, onde secretários e professores poderão dar sugestões. Especialistas juntamente com a equipe técnica do Inep irão fechar a matriz. A prova vai reunir temas como metodologia de ensino, políticas educacionais, e conteúdos específicos.
O exame acontecerá uma vez por ano e as secretarias que aderirem é que vão decidir se a seleção terá fase única ou usarão a prova como fase do processo. "Não é um sistema único de contratação de professores. Os Estados vão decidir também se serão selecionados os 100 primeiros colocados ou se serão classificados somente os que tiveram nota acima de um valor", disse a coordenadora.
Gabriela explica que o MEC já tem políticas de formação de docentes, e que os resultados vão inclusive ajudar na elaboração de melhorias. Uma pesquisa internacional foi realizada para criar o programa. Países como Cuba, Chile e Canadá, que buscam um padrão de professores, foram analisados.
Fonte: Terra - 24/05/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário