Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Embaixada da França realiza atividades culturais em Brasília

Durante o mês de maio a França estará representada em diversas atividades culturais em Brasília, coordenadas pela Embaixada.

A partir do dia 7 de maio começa o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, criado em 1999 no Fórum das Imagens de Paris. A ideia deste festival de curta metragem é promover os filmes no formato curtíssimo (no máximo três minutos de duração, exceto título e créditos).

Cada ano, cerca de cinquenta filmes curtíssimos, são selecionados entre mais de 1000 filmes de todos os continentes. São projeções organizadas simultaneamente em mais de 100 cidades e 20 países participantes.

Sexta-feira 07/05
• 20h - Seleção Nacional e Mostra-te Brasília Programação Seleção Internacional (Parte I)

Sábado 08/05
• 15h - Reprise da Progarmação Nacinonal e Internacional do dia 07/05
• 17h - Mostra "Palavra de Mulheres" (Internacional)
• 18h - Projeto Nome
• 20h - Seleção Nacional, Mostra-te Brasília e Programação Seleção Internacional (Parte II)

Domingo 09/05
• 15h - Reprise da Programação Nacinonal e Internacional do dia 08/05
• 17h - Mostra "Palavra de Mulheres"
• 18h - Reprise Projeto Nome
• 20h - Programação Seleção Internacional (Parte III) e Premiação Nacional e Local

Segunda-feira 10/05
• 10h - Mostra Especial para alunos da Escola Parque

No âmbito do projeto “A França no olhar do Brasil”, o serviço audiovisual da Embaixada da França propõe uma seleção dos melhores filmes franceses da cinemateca, escolhidos pelos maiores nomes do cinema brasileiro.

Todas as mostras serão apresentadas pelo professor e crítico de cinemaSérgio Moriconi, no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França no Brasil (SES Av. Das Nações, Quadra 801, Lote 04, Brasilia). O convite ou a inscrição no site deve ser apresentados na entrada.
Informações:
www.cinefrance.com.br/selecaocinema

Além da mostra de filmes curtíssimos e da mostra na Embaixada, no âmbito de uma parceria entre a EscolaLe Fresnoy - Estúdio Nacional das Artes Contemporâneas e o Museu da República, acontece o projeto “A Tela / l’Écran”, que oferece cursos de vídeo, fotografia, palestras de especialistas (das linguagens audiovisuais) e formação artística audiovisual de alto nível. Reúne alunos de vários países que são orientados por artistas consagrados. Entre alunos que já passaram pelo instituto estão Jean-Luc Godard, Tsai Ming-Liang e Dominique Gonzales-Foerster.

PALESTRAS
Segunda-feira 3 de Maio
19h - Palestra “Video e arte, Entre os Fins e os Meios. Comunicação, Mercado e Imaginação” com Eliezer Szturm, professora de Arte na UNB; Beatriz Medeiros, professora de Arte na UNB;

Pascale Pronnier, responsável pelos intercâmbios artísticos do Fresnoy e André Parente, professor de Arte na Universidade de Rio.

EXPOSIÇÃO
Segunda-feira 24 de Maio
19h Exposição dos trabalhos dos cursos.

MÚSICA - ComFrançois Jeanneau
Aliança Francesa de Brasília traz cursos, apresentações e concertos de jazz com François Jeanneau, saxofonista, compositor, maestro e pedagogo.


Desde 1999, ocasião de seu encontro com Walter Thompson, ele trabalha com linguagem multidisciplinar de composição/improvisação ao vivo chamada soundpainting.
Os concertos acontecerão nos seguintes dias e locais:


Duo sax + piano com Sylvia Versini, em 5 de maio, às 19h30, na Fnac do Park Shopping - Entrada gratuita

“Aperitivo musical”, duo sax + piano com Sylvia Versini, em 6 de Maio, às 20h, no Espaço Cultural Ernesto Silva, da Aliança Francesa de Brasília

Fonte: Embaixada da França no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário