Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeto social de coleta de resíduos sólidos em São Paulo ganha Prêmio Celso Furtado




A Rede Cata-Vida, projeto de coleta de resíduos sólidos patrocinado pela Petrobras, receberá na terça-feira, 19/3, o prêmio Celso Furtado 2012, oferecido pelo Ministério da Integração Nacional a iniciativas de desenvolvimento regional para redução de desigualdades. A cerimônia de entrega será em Brasília e a iniciativa será reconhecida por seu trabalho com mais de 300 catadores em 16 municípios paulistas.

Desenvolvida em São Paulo pelo Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), a Rede coletou 4 mil toneladas de diversos materiais em 2012. Com esse resultado, ajudou a preservar 40 mil árvores com a reciclagem de 2,5 toneladas de papel, mais de 300 toneladas de bauxita com a reciclagem de 62 toneladas de alumínio, e a não poluir 70 milhões de litros de água, livres de 78 toneladas de óleo residual de fritura. 




Para Rita Viana, presidente do Ceadec, o trabalho dos catadores organizados é importante por impulsionar o desenvolvimento regional sustentável com inclusão socioeconômica de trabalhadores. “Nesta última década, a rede contribuiu para aumentar a renda média mensal dos 300 catadores, que passou de R$ 220,00, em 2001, para R$ 550,00, em 2013. Além da melhoria nos ganhos, os trabalhadores passaram a recolher o INSS e ter acesso à auxílio-doença, licença maternidade, e aposentadoria”, afirmou Rita.


O projeto é desenvolvido em Sorocaba, Capão Bonito, Itararé, Itapetininga, Guapiara, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Salto de Pirapora, Itapeva, Itaí, Campina do Monte Alegre, Sarapuí, Ribeirão Branco, Riversul e Ribeirão Grande. No total, atende diretamente 88 homens e 212 mulheres.

O prêmio Celso Furtado
Criado em 2009 pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a premiação tem o objetivo de envolver o poder público e a sociedade civil organizada na discussão e na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras, além de promover o acesso a oportunidades de desenvolvimento. Ao todo nove projetos vencedores receberão o prêmio.

Programa Petrobras Desenvolvimento &Cidadania
O projeto Cata-Vida integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania na linha de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país, reduzindo a pobreza e a desigualdade. Mais informações: http://www.ceadec.org.br/index.php?pagina=catavida&cv=arade

Fonte: Ass.Imprensa Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário