Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 22 de março de 2013

José Moran: Educação mediada pela tecnologia


  
Educar significa propor  metodologias que se aproximem dos interesses e necessidades dos  discentes, a partir do uso de novas tecnologias. Esse é o  pensamento do educador José Manuel Moran.

Formado em Televisão pela Escuela de Ciencias de La Educación y Comunicación Social da Universidade Del Salvador, Buenos Aires, José Moran é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo- USP.

Atualmente é Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp. Além disso, desenvolve conferências e projetos em educação humanista inovadora, presencial e a distância, sendo professor aposentado da disciplina  Novas Tecnologias da Escola de Comunicações e Artes da USP.

É autor de inúmeros artigos e de livros como "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" (Papirus) e "Desafios na comunicação pessoal" (Paulinas). Co-autor de "Novas tecnologias e mediação pedagógica" (Papirus) ele acredita que educar, aprender e ensinar são processos estritamente comunicacionais, por isso devem ser mediados pelas tecnologias.

Segundo Moran, não basta o professor conhecer as ferramentas tecnológicas, faz-se necessário compreendê-las, ater-se  ao uso  desses recursos que estão presentes na vida dos estudantes, a fim de incentivá-los a buscar e produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, promover uma aprendizagem significativa.

Fonte: http://educacao.atarde.uol.com.br/?p=12798

Nenhum comentário:

Postar um comentário