Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de março de 2013

Professores participarão de oficina pedagógica para utilização do jornal na sala de aula



A formação do leitor crítico. Esse é o objetivo do programa Ler para Saber Mais, do jornal GAZETA DO OESTE. Há 8 anos o programa leva exemplares de jornais para as salas de aula com a finalidade de fomentar nos estudantes o gosto pela leitura e, mais do que isso, formar o leitor crítico, aquele que lê e não se contenta apenas com o que está escrito, busca saber mais sobre o assunto, por meio de debates na classe ou mesmo em pesquisas.

O jornal é uma ferramenta que possibilita também o aprendizado dos conteúdos escolares, pois contém todos as disciplinas dentro dele. História, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês, entre outras disciplinas, a leitura do jornal pode ajudar o estudante a melhorar cada vez mais seu aprendizado.

No próximo dia 15 de março, os professores das escolas inscritas no programa Ler para Saber Mais 2013 participarão da primeira atividade do ano, que será a capacitação para o trabalho com o jornal em sala de aula. Será na biblioteca pública Ney Pontes, de 8h às 12h, e de 13h30 às 17h.

Para este ano, a coordenadora pedagógica Talita Moreto, do programa Vamos Ler, do Jornal da Manhã, do Paraná, irá ministrar palestra e realizar oficina com os professores.

O Vamos Ler já conquistou prêmios de reconhecimento nacional e internacional.
Serão dois momentos durante a capacitação: pela manhã, serão convidados o diretor da escola e um professor para a palestra, que terá como tema “O educar numa era em que a informação é densa, móvel e sem barreiras”.

À tarde, apenas os professores participarão da oficina, cujo tema será “Como motivar os alunos nas aulas com o jornal: cases de sucesso e projetos bem-sucedidos”.

A coordenadora irá trazer para os educadores práticas de sucesso implantadas no jornal onde ela coordena o programa e que podem ser aplicadas pelos professores, bem como projetos motivadores para as aulas com o jornal. “Vou mesclar minhas experiências com teoria e prática”, diz Talita.

Para a coordenadora do Vamos Ler, vivemos em um ambiente de informações, o que exige uma dinâmica maior nas salas de aula. “Hoje a formação de um jovem não acontece somente através dos ensinamentos familiares ou pela educação escolar. Essa geração é influenciada por muitos estímulos externos a esses ambientes onde o acesso à informação é muito mais fácil, rápido e confuso porque ela está em todos os lugares, apresentada em diversos formatos e, muitas vezes, advinda de muitas fontes desvinculadas. Todos nos tornamos consumidores, produtores e disseminadores de informação. Como lidar com isso? Como orientar a leitura de um mundo com muito mais dados além daqueles fornecidos na escola ou no lar? Entender a mídia, como ela é construída e como atua na sociedade, pode ser o primeiro passo para continuar ensinando em meio a um turbilhão de conteúdo sem curadoria”, diz.

Como as escolas já estão inscritas, é preciso apenas que confirmem a participação do diretor e de um professor (que não precisa ser especificamente de língua portuguesa) na capacitação pelo e-mail lerparasabermais@hotmail.com. Essa confirmação deve ser feita até o dia 8 de março. Mais informações, pelo telefone (84) 9644-3982, com o coordenador Marcos Antonio.

Fonte: Programa Ler para Saber Mais/Jornal Gazeta do Oeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário