Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Repórter do Kzuka participa de videoconferência com Secretário-Geral da ONU

Paula Minozzo, única brasileira a participar do evento, relata como foi a experiência de conversar com Ban Ki-moon na terça-feira (10/04)


A repórter do Kzuka RS Paula Minozzo participou na terça-feira (10/04) de uma videoconferência com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Seis jovens de diferentes lugares e contextos (África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e América do Sul) foram selecionados para participar da transmissão online que ocorreu por meio de uma ferramenta do Google+, a rede social do Google, chamada Hangout.

A conversa com o líder ocupante do mais alto posto da ONU sobre temas como a juventude, o uso de tecnologia para reduzir a desigualdade digital, a promoção da educação e a preservação da comunicação aberta entre os cidadãos do mundo foi moderada por David C. Drummond, Vice-Presidente sênior, Diretor Jurídico e de Desenvolvimento Corporativo da Google. A íntegra da conversa pode ser assistida no blog da Paula, o Queridos geeks.
Confira o relato de Paula Minozzolo: 
Lembro bem do dia que o Google+, a rede social do Google, fez uma videoconferência - ou um Hangout, como é chamado o serviço no site - com o presidente Barack Obama, em janeiro deste ano. Tudo era ainda muito novo. A oportunidade que aqueles americanos selecionados para participar da conversa com o presidente tiveram foi incrível. Eles não precisaram sair de casa para ter uma chance de falar com o líder de seu país, bastava ter um computador, uma câmera, conexão à internet e uma conta no Google +. A iniciativa da Google foi bastante elogiada, afinal, o mote da empresa é conectar e facilitar a vida das pessoas com a tecnologia, então, por que não aproximá-las dos grandes líderes mundiais assim?

Na semana passada, recebi uma mensagem de uma amiga com o convite para participar e um novo Hangout, mas desta vez seria com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. A dinâmica seria a mesma que a de Obama: poucos convidados estariam ao vivo, por vídeo, e teriam a oportunidade para fazer perguntas. Assim que aceitei, os organizadores do evento entraram em contato para iniciar uma série de testes de iluminação, conexão à internet - era preciso ter uma conexão muito rápida, já que o volume de dados seria grande. Os mínimos detalhes deveriam ser acertados para que tudo desse certo.

Às 16h30 de terça (10), os jovens representando Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Sirilanka e Quênia - duas meninas eram deste último país - já estavam conectados, a postos. A transmissão da conversa ocorreu pelo YouTube para o mundo inteiro, e alguns dos participantes, devido ao fuso horário, tiveram que adiar sua hora de dormir para falar com Ban Ki-moon, que estava na sede das Nações Unidas em Nova York, e David Drummond, Vice-Presidente sênior da Google que mediou o papo direto de Mountain View, no Vale do Silício, na Califórnia.

Eu fui a primeira a falar. Já havia mandando minha pergunta para a organização do Hangout, que a aprovou, logo, não havia possibilidade de troca. Ao vivo, questionei o Secretário-Geral sobre as medidas da Organização das Nações Unidas para combater a pobreza e a desigualdade social no mundo, mencionando as favelas do Brasil e as preparações para a Copa do Mundo de 2014. Ban Ki-moon elogiou os programas Fome Zero e Bolsa Família e os governos de Lula e Dilma na contribuição da erradicação da fome de da miséria. As perguntas eram muito diferentes, cada um se baseou na sua realidade ao formular um questionamento. O londrino Nick, de apenas 16 anos, fundador de uma empresa de tecnologia que recebe investimentos de bilionários da Ásia, perguntou como as Nações Unidas incentivam o empreendedorismo e inovação em tecnologia. O discurso de Ban Ki-moon, ao responder às perguntas, era basicamente apontando as prioridades dentro da agenda da ONU. David Drummond também quis se pronunciar e arriscou uma pergunta sobre o SOPA, Lei de Combate à Pirataria Online, projeto de lei da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que pode impor limites no compartilhamento de arquivos. O Secretário-Geral defendeu a liberdade total de expressão e concordou que qualquer usuário precisa ser livre para que, pela internet, possa ser um vigilante dos Direitos Humanos.

O Hangout com Ban Ki-moon foi uma oportunidade única para jovens falarem sobre suas realidades e fazerem perguntas, mas o mais impressionante é a possibilidade de interação que as empresas de tecnologia estão proporcionando entre líderes globais e pessoas comuns.

*Hangout: gíria em inglês para se referir à atividade de sair, ver ou passar tempo com os amigos.





Veja mais em http://wp.kzuka.com.br/queridosgeeks/2012/04/10/o-dia-que-eu-participei-de-um-hangout-com-o-secretario-geral-da-onu-ban-ki-moon/


Fonte: RBS/ Kzuka RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário