Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Emeb Antonia Mello Regianni homenageia o projeto do DAT


Iniciativas de sucesso costumam ser reconhecidas quando são bem-sucedidas, e atingem ou superam as expectativas de todos os envolvidos. Certas vezes, de tão inovadoras, são homenageadas e reconhecidas por todos os que foram beneficiados. Há cerca de quatro anos o Diário do Alto Tietê é utilizado diariamente nas aulas dos professores da rede de ensino de Poá. Contemplados pelo projeto Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro, os educadores são orientados a aproveitar os benefícios que essa ferramenta pode oferecer ao meio pedagógico. Ao longo do período em que o DAT passou a fazer parte do cotidiano escolar, o veículo conquistou o respeito dos profissionais da educação. Prova disso é a homenagem que o jornal recebeu no desfile cívico realizado no último domingo para celebrar o aniversário de Poá, que completou, no dia 26 de março, 63 anos de emancipação político-administrativa.


O desfile encantou a todos por conta da criatividade, engajamento e dedicação da equipe envolvida, que se comprometeu em oferecer ao público um evento emocionante. Com o tema “Pequena Grande Poá: A Cidade Joia”, os alunos da rede municipal representaram os projetos educacionais desenvolvidos pelas unidades, que contribuíram para o aprendizado. E, dentre eles, estava a proposta do DAT.


Dentre as alas comandadas pela Emeb Antonia Mello Regianni, a que mais se destacou foi a que representou o Diário do Alto Tietê. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I desfilaram caracterizados de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e jornaleiros, incorporando os profissionais da Imprensa.


Roberio Santos Silva, diretor dessa unidade, considera o DAT uma ferramenta importante para os professores e os estudantes. “O veículo abrilhantou ainda mais o ensino da escola que dirijo. Os alunos e todos os profissionais o levam com seriedade, utilizando-o de maneira criativa”, comenta.


No desfile, as crianças que estavam trajadas de jornaleiros entregaram exemplares do DAT e do Mogi News aos presentes. Ao mesmo tempo, fotógrafos e cinegrafistas filmavam os repórteres, que, de certa forma, cobriram o desfile. A coordenadora da unidade, Monica Tamarozzi, considera o veículo eficiente. “O jornal traz diversas informações, nos deixando cientes de tudo o que ocorre”, disse.



Projetos de leitura são prestigiados em desfile
Para celebrar o aniversário de Poá, todos os anos a Secretaria de Cultura dessa cidade programa uma série de atrações.


Há teatro, oficinas, exposições, espetáculos e, claro, o tradicional desfile cívico.


O evento realizado no último domingo, que teve como tema “Pequena Grande Poá: A Cidade
Jóia”, ressaltou os projetos educacionais da rede municipal que representam e valorizam o
sistema de ensino desse município.


Os alunos dos 4ª e dos 5º anos do Ensino Fundamental I da Emeb Antonia Mello Regianni
participaram do evento. Trajados com roupas diferenciadas, eles representaram as propostas que se destacaram no ano anterior, como a leitura de lendas, contos e das obras de Ziraldo, Maurício de Souza e Shakespeare. O projeto Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro também foi lembrado.


Para prestigiar o veículo, que há quatro anos acompanha o cotidiano escolar da cidade, os alunos percorreram a avenida vestidos de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e jornaleiros.
Uma ótima maneira de colocar funções tão importantes em prática.


De acordo com a coordenadora desse colégio, Monica Tamarozzi, o veículo de comunicação conquistou a atenção de todos que se envolveram nessa ação. “Quando os alunos se deparam
com assuntos que já conhecem, eles interagem e comentam sobre o tema”, conta.


Para este ano, Carmem Ramos Fuga, a vice-diretora, afirma que os estudantes serão beneficiados com novos projetos. “Vamos levar o projeto de leitura para as casas, incentivar
a família a ler com os seus filhos. Depois, os estudantes nos contarão o que foi lido”, comenta.
(G.P)
Fonte: Diário do Alto Tietê/ Gabriela Pasquale 28/03/2012

Um comentário: