O e-book "Para entender as mídias sociais 2", organizado por Ana Brambilla já está disponível para download. Ele conta com artigos de vários colaboradores que falam de memes a gestão de crises; de marketing colaborativo a literatura; de varejo a e-learning, entre outros temas.
Compartilhamos abaixo a apresentação do livro:
Puxe uma cadeira e vamos conversar...
Foi nesse clima informal, com um tweet publicado despretensiosamente no ônibus, a caminho do trabalho, em outubro de 2011, que este livro começou. Ou será que o certo seria dizer que assim ele “continuou”?
Para Entender as Mídias Sociais Vol. 2 é a continuação prevista e desejada do ebook coletivo homônimo publicado em abril do ano passado, já nascido como desdobramento do formato coletivo de flash book criado pelo grande Juliano Spyer, um dos mais notáveis pensadores da cultura digital.
Após o tweet, que pedia sugestões de assuntos para o #PEMS2 (essa hashtag “algo emo”, segundo sua criadora, Nanni Rios), chegaram não só dicas de temas, mas autores se voluntariando para participar do livro. Entre coautores espontâneos e convidados,
de várias regiões do Brasil e até de fora do país, dois traços se fizeram comuns: o domínio sobre o tema e a grandeza de compartilhar seus conhecimentos sem
qualquer retorno financeiro.
A ausência do elemento “dindim” neste projeto é proposital e atinge todas as etapas: produção, organização, autores, capista, divulgadores, distribuição etc. Aliás, este volume 2 traz um diferencial em relação ao anterior: houve várias capas, também produzidas voluntariamente, após uma chamada informal via Twitter. Todos os designers participaram de uma enquete em que o público escolheu a proposta da designer Letícia Ruiz para o #PEMS2, tornando o livro ainda mais horizontal.
Impossível, no entanto, não lembrar gratamente das participações igualmente talentosas dos demais designers que produziram as capas deste ebook:
Assim se fez mais uma salada deliciosa! Gente do mercado e da academia – porque um deve ajudar ao outro, caso contrário, não há sentido em ambas áreas – se uniu para dividir experiências reais e visões analíticas desse fenômeno que já mostrou não ser apenas mais uma onda...
Para dar o tom mais exato dessa mistura, nada mais adequado que o Prof. Dr. Alex Primo, um pesquisador acadêmico sempre antenado com as dinâmicas do mercado, abrir os debates com uma reflexão polêmica e urgente no prefácio.
Distante da ambição de ditar o certo e o errado, este livro busca estimular o debate sobre alguns temas relevantes deste universo colaborativo, especialmente dedicado a quem estuda ou começa a trabalhar com mídias sociais.
Seja bem‐vindo ao sempre inspirador debate sobre mídias sociais!
Ana Brambilla
Fevereiro de 2011
Para ler o livro acesse: http://dl.dropbox.com/u/3164100/ebooks/paraentenderasmidiasociais2.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário