Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jovens aprendem sobre impostos

Notícia do JM e a cartilha produzida pela FIEP estiveram presentes em aula de Filosofia onde o professor colocou em pauta temas como tributação e rendimentos


A matéria publicada no dia 30 de março, no Jornal da Manhã: ‘Comsus: PG Vai ter recursos do programa’, foi utilizada pelo professor de Filosofia, Edson Luiz Corrêa Júnior, do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí), para abordar o tema educação fiscal. A turma do 9º ano B e 1º ano A - Ensino Médio participaram das discussões cujo objetivo central foi aguçar o senso crítico, por meio de uma análise textual da notícia, e auxiliar na compreensão dos princípios da tributação e suas diversas aplicabilidades nos diferentes setores públicos. Eles aproveitaram e fizeram um paralelo com a realidade da cidade onde moram.
“Após ser trabalhado com os alunos a educação fiscal sobre a média de impostos pagos pelos contribuintes brasileiros, levantou-se o questionamento sobre a aplicabilidade deste recurso. Eles questionaram sobre o modo como os governos federal, estadual e municipal arrecadam os tributos e quais as áreas para se aplicar os rendimentos. Assim, com as informações da matéria foi possível ter uma noção da importância dos impostos e, também, a importância de se exercer a cidadania, isto é, averiguar e acompanhar as ações do executivo e legislativo”, explica o professor.
Em grupos, os jovens debateram o assunto e questionaram sobre a divisão das verbas, o motivo da extinção da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e o porquê de retomar este imposto, além de refletir qual a importância dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus). “Eles sintetizaram a notícia e elencaram, em suas singelas opiniões, o que ou em que seriam mais viáveis as aplicações dos repasses. Contudo, estes analisaram o que poderia ser feito na nossa cidade com o mesmo valor destinado a Ponta Grossa, por exemplo”, destaca Júnior. A dinâmica de discussão articulada pelo professor auxiliou os jovens a entenderem o funcionamento das finanças no cotidiano, principalmente nas políticas públicas.
Depois do bate-papo, o educador afirma quer os alunos começaram a questionar e se interessar mais por: política, orçamento, repasses, aplicabilidade, averiguação, audiência pública e uso consciente e ético das verbas. A cartilha ‘A Sombra do Imposto’, produzida pela Diretoria de Comunicação e Promoção do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), contribuiu nas aulas.
De acordo com o professor, “os resultados foram alcançados porque os estudantes aguçaram o seu senso crítico, fazendo paralelo com a realidade carambeiense, isto é, foram além da matéria do jornal e da Cartilha, corroborando, desta forma, com os conteúdos disseminados em aula”, avalia.
O quê?
Cartilha ‘A Sombra do Imposto’
A cartilha foi feita como parte da campanha da FIEP pela reforma tributária. A publicação contém informações sobre o que são e como são aplicados os tributos que recolhemos, e como essa verba recolhida é gerida pelo poder público. Fique de olho na Sombra do Imposto: www.sombradoimposto.org.br
Fonte: Jornal da Manhã/PR 13/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário