Trabalhando a comunicação com áreas afins, a interdisciplinaridade começa a surgir, mostrando que as disciplinas isoladas têm relação.
A Escola Círculo Operário, a Escola Municipal de Educação infantil Estrela da Manhã e a Escola Municipal de Educação Infantil Osório Cardoso Teixeira, desenvolveram técnicas com o jornal para incentivar desde a conscientização ambiental até noções de biologia.
Ao mesmo tempo, o contato com o jornal auxilia na visualização dos temas, com reportagens veiculadas às novas questões, além do usual incentivo a leitura e ao contato com o papel.
ESCOLA CÍRCULO OPERÁRIO
Por um ambiente organizado
Aprendendo o lugar do lixo, suas propriedades e usos, os alunos confeccionaram suas próprias lixeirinhas para a sala de aula
Por um ambiente organizado
Aprendendo o lugar do lixo, suas propriedades e usos, os alunos confeccionaram suas próprias lixeirinhas para a sala de aula
O desafio da professora Simone aos pequenos estudantes do 3º ano uniu disciplina e noções criativas para desenvolver habilidades artísticas. Utilizando jornal, lata pequena, cola e tinta guache, a aprendizagem ficou por conta de resolver um antigo problema da classe: a necessidade de lixeirinhas individuais.
Após observar o conteúdo do jornal, fazendo alusão de questões referentes ao tema, a professora trabalhou o desenvolvimento das cores e formas para decorar a lixeira. Com o jornal como material para colagem, a tinta deu o acabamento colorido fina.
“Fazer com que a criança desenvolva as suas habilidades artísticas, evitar que a criança tenha que interromper seus trabalhos para apontas lápis, etc, e trabalhar com o jornal nas suas mais diversas formas, foram as ações propostas.”, explicou Simone.
Após observar o conteúdo do jornal, fazendo alusão de questões referentes ao tema, a professora trabalhou o desenvolvimento das cores e formas para decorar a lixeira. Com o jornal como material para colagem, a tinta deu o acabamento colorido fina.
“Fazer com que a criança desenvolva as suas habilidades artísticas, evitar que a criança tenha que interromper seus trabalhos para apontas lápis, etc, e trabalhar com o jornal nas suas mais diversas formas, foram as ações propostas.”, explicou Simone.
(Os alunos trabalharam habilidades artísticas e questões ambientais / FOTO / ESCOLA CÍRCULO OPERÁRIO)
EMEI ESTRELA DA MANHÃ
A concepção do próximo através da modelagemImersos no mundo da comunicação através do jornal por duas semanas, a atividade utilizou a modelagem para trabalhar as diversas formas do corpo humano
O miniprojeto proposto aos alunos de três anos de idade do Maternal culminou em quatro momentos. A professora Cláudia e a auxiliar Luci utilizaram o jornal como suporte pedagógico para tratar da diversidade.
Num primeiro momento, os alunos picaram folhas de jornal com movimento de pinça aprimorando a motricidade, para posteriormente, colocar o material em um recipiente com cola e água, a fim de formar uma mistura homogênea. Com a ajuda de Cláudia e Luci, as crianças modelaram o corpo humano em uma bandeja de isopor, material alternativo recolhido na escola. E por último, com os bonecos já secos e estruturados, os alunos pintaram cada molde com tinta guache colorida.
“O trabalho ficou muito lindo e será levado no final do projeto para casa pelos alunos.”, disse a professora Cláudia, que conseguiu trabalhar as formas artísticas juntamente com a disciplina de biologia.
Num primeiro momento, os alunos picaram folhas de jornal com movimento de pinça aprimorando a motricidade, para posteriormente, colocar o material em um recipiente com cola e água, a fim de formar uma mistura homogênea. Com a ajuda de Cláudia e Luci, as crianças modelaram o corpo humano em uma bandeja de isopor, material alternativo recolhido na escola. E por último, com os bonecos já secos e estruturados, os alunos pintaram cada molde com tinta guache colorida.
“O trabalho ficou muito lindo e será levado no final do projeto para casa pelos alunos.”, disse a professora Cláudia, que conseguiu trabalhar as formas artísticas juntamente com a disciplina de biologia.
(O jornal como suporte pedagógico / )
EMEI OSÓRIO CARDOSO TEIXEIRA
Identidade corporal e comunicação
Afirmar o traço individual de cada pessoa, utilizando as noções das partes do corpo humano, trouxe a importância do respeito às diferenças e o conhecimento do próprio corpo humano
Com jornal e fita crepe as crianças aprenderam a construir um boneco para elucidar as partes do corpo humano, através do manuseio com folhas de jornal. Após a confecção dos bonecos, os valores e as especificidades individuais foram comentadas.
“Proporcionar o conhecimento das partes do corpo, nomeando-as e reconhecendo sua importância, além de exercitar a observação das características de cada um, evoluindo no seu traçado em busca de uma representação fiel, foram as ações desenvolvidas.”, reiterou a professora Simone.
Contudo, o jornal também foi trabalhado em sua riqueza de conteúdo e suporte de mídia, mostrando aos alunos os usos e representações.
“Proporcionar o conhecimento das partes do corpo, nomeando-as e reconhecendo sua importância, além de exercitar a observação das características de cada um, evoluindo no seu traçado em busca de uma representação fiel, foram as ações desenvolvidas.”, reiterou a professora Simone.
Contudo, o jornal também foi trabalhado em sua riqueza de conteúdo e suporte de mídia, mostrando aos alunos os usos e representações.
(Após a confecção dos bonecos, os valores e as especificidades individuais foram comentadas / )
Projeto DM na Sala de Aula
O que
O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã, realizado nas cidades de Passo Fundo, Carazinho e Erechim, onde se trabalha com professores de escolas públicas e particulares, dando sugestões para a utilização do jornal como instrumento didático-pedagógico.
Quando
Todas as quintas-feiras, no jornal Diário da Manhã.
Todas as quintas-feiras, no jornal Diário da Manhã.
Próximo encontro
No dia 04 de maio, às 14 horas, no auditório da CDL. No segundo encontro, uma palestra com um educador será ministrada, trazendo em debate questões sobre o ensino.
No dia 04 de maio, às 14 horas, no auditório da CDL. No segundo encontro, uma palestra com um educador será ministrada, trazendo em debate questões sobre o ensino.
Coordenadoras
Cristina Castejon Branco, psicopedagoga.
Cristina Castejon Branco, psicopedagoga.
Jornalistas
Liliana Crivello, Fabíola Hauch e Sirlei Pazinato.
Liliana Crivello, Fabíola Hauch e Sirlei Pazinato.
Contatos
E-mail: educação@diariodamanha.net; liliana@diariodamanha.net; fabiola@diariodamanha.net
sirlei@diariodamanha.net; criscastejon_1@hotmail.com
Telefone: (54) 3316-4800
E-mail: educação@diariodamanha.net; liliana@diariodamanha.net; fabiola@diariodamanha.net
sirlei@diariodamanha.net; criscastejon_1@hotmail.com
Telefone: (54) 3316-4800
Nenhum comentário:
Postar um comentário