Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Professores de Poá participam de novas capacitações do Mogi News

Educadores aprovam a aposta do jornal; eles receberam novas orientações da equipe da empresa jornalística


Mais um ciclo começa e com ele, muitas surpresas e novidades. Na última terça-feira, sete de março, cerca de 40 professores compareceram na capacitação realizada em dois períodos, manhã e tarde, na Emeb Padre Eustáquio II, no centro de Poá/SP. 



Por meio do projeto Mogi News Cidadania – Ler para Saber Mais, os educadores foram capacitados e orientados pela coordenadora-geral do programa, a jornalista Suéller Costa, e pela coordenadora pedagógica da iniciativa, a professora Maria Rosa Mieko.


No encontro, as palestrantes explicaram aos presentes a importância do jornal como material complementar em suas aulas. Além disso, sugeriram maneiras inovadoras de utilizar o veículo de comunicação nas atividades realizadas pela rede municipal de ensino dessa cidade.


Para a professora Conceição Aparecida Vieira, que leciona na Emeb Edson Alves de Oliveira, de Poá, o jornal desempenha papel importante em suas aulas. “É por meio dele que os alunos desenvolvem a sua opinião, além disso, o veículo de comunicação é uma ótima ferramenta para promover a socialização porque os estudantes realizam atividades em grupo”, comenta.


Assuntos abordados
Além de distribuir exemplares do Mogi News e explicar detalhadamente todas as editorias e os assuntos que nelas são abordados, a equipe do jornal forneceu aos educadores uma apostila explicativa sobre o programa desenvolvido


O material também explica um pouco sobre iniciativa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que, além de ser desenvolvedora do Programa Jornal e Educação (PJE), oferece subsídio às empresas jornalísticas conveniadas para garantir o sucesso dessa ação em todos os cantos do País.
A professora Luciana Pereira Remorini, que atua na Emeb Professor Antonio Carlos, utiliza o jornal em suas aulas há aproximadamente doze anos. Segundo ela, essa ferramenta sempre foi bem recebida pelos seus alunos. “Realizamos um projeto chamado ‘Jornal do Futuro’. Nele, os estudantes retratam como eles gostariam que os fatos do presente estivessem no futuro”, declara.



Para este ano, a educadora poaense espera desenvolver mais atividades interessantes para os estudantes do 3º e do 5º ano do Ensino Fundamental I.


Acostumado a ler jornal desde a sua infância, o professor Marcos Antonio Souza da Conceição, que leciona na Emeb Padre Eustáquio II, acredita que o veículo de comunicação instiga a curiosidade dos alunos. Por isso, o utiliza em suas aulas de maneira criativa e inovadora. “A ferramenta desperta o interesse dos estudantes. Eles observam as notícias e a diversidade que há nesse conteúdo, ampliando cada vez mais a visão de mundo que os estudantes possuem”, afirma.


Depoimentos dos educadores provam que a ferramenta atrai a atenção de todos, tanto de alunos quanto professores, e, ao longo do período que vem sendo aplicada na rede de ensino, tem conquistado um público cada vez maior. E esse respaldo por parte dos educadores demonstra a eficácia do programa, que a cada ano registra ótimos resultados.

Fonte: Mogi News/ Gabriela Pasquale/ Fotos: Mayara de Paula 07/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário