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segunda-feira, 19 de março de 2012

Acadêmicos e educadores participam de aula inaugural do curso Educação, Comunicação e Prática de Ensino

Curso em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino
 aborda temáticas como Mídia e Educação, 
O Jornal no processo de
 Ensino-Aprendizagem, Produção Editorial e de Textos.
Curso promovido pelo projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo (PR),  agrega módulos teóricos e práticos na área de Educomunicação
A primeira turma do curso em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino (ECPE), promovido pelo projeto Ler e Pensar, realizado pelo jornal Gazeta do Povo (PR) e Instituto GRPCom, participou neste último sábado (17/03) de sua aula inaugural. 


O curso é voltado ao desenvolvimento de licenciandos e docentes a partir de uma formação teórica e prática, e tem uma carga de 48 horas distribuída ao longo deste primeiro semestre. 


As aulas abrangem as áreas de educação, comunicação e também produção do conteúdo para as páginas de sugestões de atividade do Boletim de Leitura Orientada (BOLO), jornal  quinzenal que serve como apoio para o trabalho dos professores que participam do projeto. Com o BOLO, o docente consegue planejar o trabalho com jornal em sala de aula e enriquecer seus conhecimentos por meio de diversos conteúdos.


Para o membro da equipe pedagógica do projeto Ler e Pensar e orientador das turmas, Everton Renaud, o curso é uma oportunidade de crescimento acadêmico e prático na área docente. “É o momento de aprender uma nova forma de ensinar e descobrir o potencial da comunicação para a educação”.


Para a professora da rede municipal de ensino de Almirante Tamandaré, Adriana Riech,  aluna do ECPE, "o aprendizado obtido no curso vai ampliar minha atuação em sala de aula e, consequentemente, a formação dos alunos. Por meio da utilização do jornal é possível compartilhar conhecimento e informação com os alunos, e isso estimula e instiga a melhoria do aprendizado e a leitura, principalmente dos alunos das séries iniciais".


Já para educadora social e coordenadora pedagógica do Instituto Salesiano de Curitiba, Fabiane Prado, o ECPE vai dar mais subsídios para utilizar a educomunicação (interface comunicação-educação) na entidade: "Como trabalhamos com alunos de áreas de risco e vulnerabilidade social e sem muitas referências, trabalhar com a mídia gera interesse pela leitura, escrita e até mesmo para uma nova perspectiva de vida", afirma.


O curso ocorre semanalmente, às quartas-feiras, com turmas de manhã e à tarde, na sede do Instituto GRPCom. 


Fonte: Ler e Pensar/ Gazeta do Povo

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