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sexta-feira, 23 de março de 2012

MN ajuda educadores e alunos a fazer uma leitura da sua realidade

Veículo abre a mente dos leitores ao trazer os fatos que os norteiam, além disso,contribui para a reflexão do que é noticiado


Mais do que levar uma variedade de conhecimentos aos seus alunos, ao entrar numa sala de aula, os educadores também se responsabilizam em apresentar a cada uma das suas crianças a realidade que os norteiam. Os fatos, os problemas de uma determinada região e até mesmo de uma nação, os assuntos que têm repercutido na mídia também são discutidos no ambiente escolar. Uma maneira de fazer a famosa “Leitura de Mundo”. Essa teoria, defendida pelos educadores Jean Piaget e Paulo Freire, destaca a necessidade de fazer com que os estudantes aprendam a acompanhar os acontecimentos à sua volta, e, mais do que isso, passem a formar as suas opiniões a respeito, tornando-se analíticos, reflexivos e opinativos em relação ao que os norteia.


No Alto Tietê, percebe-se que os professores estão colocando essa teoria em prática. Isso porque eles se comprometem a incentivar os estudantes a ver a realidade com clareza, ressaltando que eles também fazem parte dela. E, mais do que isso, eles têm a oportunidade de entendê-la e, se possível, mudá-la, de acordo com as suas necessidades.


Dentre as ferramentas que possibilitam a prática dessa teoria, por reforçar esses princípios, os educadores consideram o jornal um importante aliado. O veículo de comunicação abre a mente da população ao trazer os fatos que a norteia, além disso, ajuda a promover a reflexão sobre os acontecimentos registrados tanto à sua volta quanto ao redor do Brasil


De acordo com a educadora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto, coordenadora pedagógica do projeto Mogi News Cidadania – Ler para Saber Mais, o jornal possibilita que os estudantes tenham consciência de que eles fazem parte da realidade. “Por meio da leitura do jornal, os alunos aprendem com qualidade. Isso porque eles veem que as notícias, tanto nacionais quanto internacionais, estão lá. Informações diárias que expandem a
visão de mundo”, afirma.


Há cerca de quatro anos, as escolas da rede de ensino de Poá são beneficiadas pela iniciativa do Mogi News. Os educadores são orientados mensalmente a utilizar o jornal em suas aulas, podendo colocar em prática os princípios defendidos pelos estudiosos.


Para a assistente técnica pedagógica em Língua Portuguesa, Rosemeire Alvarenga Franco de Souza, o jornal é uma ferramenta eficaz na educação. “Ele insere os alunos na realidade. Além de influenciar todas as áreas de ensino, incentiva o conhecimento de mundo. Por isso, o veículo de comunicação é utilizado para complementar todas as matérias da grade curricular das escolas poaenses”, comenta.


Projeto ajuda a dinamizar o ensino 
Os tempos mudaram. Se há alguns anos os professores eram temidos pelos seus alunos, atualmente eles se aproximaram dos estudantes e ambos dividem o mesmo interesse: aprender. Isso porque os profissionais da Educação procuram novas maneiras de atrair a atenção dos estudantes. Por isso, utilizam a sua criatividade e apostam na inovação para transmitir o conteúdo pedagógico.


A professora Tania Aparecida Vendetti, da Emeb Antonio Carlos, de Poá, é uma representante dos profissionais que são engajados na arte de educar. E, para auxiliá-la nessa missão, a educadora usa o jornal como fonte de pesquisa e apoio. Recentemente, ela desenvolveu o “Trenzinho Jornalístico”, uma atividade para alfabetizar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. “Nesse exercício, as crianças recortaram algumas palavras do jornal. Cada aluno tinha de encaixar o seu vocábulo com o do amigo, formando, assim, um trem de palavras”, explicou. Por meio dessa iniciativa, eles ampliaram o seu vocabulário e aprenderam a diferença entre consoante e vogal.


Para auxiliar na dinamização do ensino, uma equipe do Mogi News capacita mensalmente os profissionais da rede de ensino de Poá. Eles são beneficiados com o programa Mogi News Cidadania – Ler para Saber Mais. A proposta consiste em auxiliar os educadores a usar o jornal como ferramenta pedagógica. A cada encontro, os presentes recebem orientações e trocam experiências. Além disso, tornam-se multiplicadores, ou seja, transmitem os conhecimentos adquiridos aos colegas de sua unidade escolar.


A professora Edna Rosa da Silva, que leciona na Emeb Joviano da Silva, de Poá, acredita na eficácia dessa ferramenta. “Utilizo o jornal nas aulas de Matemática. É por meio do dele que ensino os meus alunos a utilizar as quatro operações básicas”, conta. (G.P.)


Fonte: Mogi News 21/03/2012

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